sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Oi Blues By Night: 7ª edição, Agosto de 2009 (Recife & João Pessoa)

Na sua Sétima edição, o Oi Bues By Night, agita a cena cultural nordestina com shows intinerantes por várias capitais no Nordeste.



O Oi Blues By Night é um dos poucos ou raros projetos culturais que produzem um efeito positivo dentro do cenário musical brasileiro. Sua maior importância caracteriza-se pelo seu formato de apresentação, pois leva às cidades mais remotas artistas consagrados do gênero e seus convidados especiais.
Em sua 7ª edição, neste semestre, de julho a novembro, estão programados 14 shows com artistas nacionais e internacionais em seis capitais do Nordeste, sendo elas Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e Maceió.
No Brasil, assim como acontece com o Rock And Roll e suas vertentes, a cultura da música em massa (felizmente, talvez) não abre tanto espaço para este gênero musical secular chamado Blues. Não obstante, ainda assim temos entre os raros excelentes cantores de Blues uma feliz e grata oportunidade de poder presenciá-los ao vivo.

Propagar o Blues e promover o intercâmbio entre músicos do Nordeste e Sul do país é, sem dúvida, o grande trunfo deste que é considerado o principal projeto de Blues itinerante do Brasil.

O SHOW
Em ambas as cidades, era impactante ver o espaço lotado com a presença em massa do público. Como já era de se esperar, a grande maioria deles, vestidos com camisas pretas (característica dos admiradores do Heavy Metal), compareceu ao show unicamente para se encontrar com o ídolo Andre Matos. Mas uma grata surpresa estaria reservada para todos eles.
O show começa com o multi-instrumentista Vasco Faé, uma espécie de homem-banda do blues nacional. Ele surge com a sua gaita literalmente no meio da platéia que, em êxtase, entra em euforia pela forma inusitada da aparição.
Após a intro, Faé e a Uptown Blues Band atacam com uma improvisação em ritmo shuffle muito empolgante e todos resolvem colaborar com os músicos, seja dançando ou aplaudindo, numa interação perfeita. A noite prometia bons resultados. Num encontro muito comemorado e inucitado, eis que surge a atração tão esperada da noite: Andre Matos entra em cena para delírio total dos fãs, afinal, são raros esses encontros, neste caso, um encontro do Heavy Metal Tradicional com o Blues de Raiz. Com uma perfeita simetria entre os musicos ali presente, juntamente com a plateia que no percorrer da apresentação mostrou-se empolgada, deixando o clima do show extremamente vibrante, mostrando que atitudes culturais neste formato são totalmente positivas, desta vez resultou no impacto resultante do encontro entre Blues e Heavy Metal.


Assista aqui a sensacional performance de um dos clássicos do Hard Rock setentista. Strange Kind Of Woman (Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Roger Glover, Jon Lord, Ian Paice) teve os vocais compartilhados por Matos e Faé, mantendo o clima em alta.









Para acompanhar a materia na integra - acesse: http://www.josco.com.br/blog/?p=409

Nenhum comentário: