quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

YES: Banda fará shows sem o lendário vocalista Jon Anderson.


Formado no final dos anos 60, o Yes volta a se reunir para shows nos EUA sem seu vocalista original, não é a primeira vez que Anderson deixa de participar de um evento do grupo, em 1980 o vocalista foi substituido nos vocais do álbum "Drama", desta vez com problemas de saúde e afastado da banda desde 2008, terá mais uma vez como substituto o vocalista Benoit David, que ano passado participou de alguns shows com o Yes, David já cantava Yes em sua banda cover, que leva o nome de uma das mais conhecidas músicas da banda, que também intitula o álbum "Close to the Edge" de 1972.

Enquanto não existem perspectivas de um novo álbum de estúdio, os veteranos do rock progressivo integrantes da banda inglesa Yes, vão se reunir para uma série de 18 shows pelos Estados Unidos, informou a revista especializada em música "Billboard". A primeira apresentação acontecerá no dia 2 de fevereiro de 2010, em Poughkeepsie, Nova York. A turnê está programada para terminar 26 dias depois, com um último show em Boca Raton, no estado da Flórida.

A banda será formada pelo baixista Chris Squire (único remanescente da formação original), o guitarrista Steve Howe e o baterista Alan White, além do tecladista Oliver Wakeman, filho do ex-integrante Rick Wakeman, e do cantor Benoit David. David faz parte da Close to the Edge, uma banda-tributo ao Yes criada em Montreal, no Canadá, e substituirá o cantor original Jon Anderson, que não poderá participar da turnê por conta de problemas de saúde. "Eles estão fazendo um grande trabalho", disse Howe à "Billboard", sobre Wakeman e David. "Planejamos um período para trabalhar e, durante esse tempo, percebemos que as coisas ficaram de um jeito diferente, agora que temos Oliver e Benoit. Acho que funcionaria com qualquer formação, é o que vai acontecer. Estamos nos concentrando nisso".

Palco antes do estúdio
O grupo tem tocado "Aliens", uma nova canção composta por Chris Squire, em alguns shows, mas não há nenhum tipo de perspectiva relativa a um um novo álbum. "Precisamos nos reinventar e pegar ritmo, mais ou menos como o Asia fez com 'Phoenix'", disse o guitarrista, se referindo ao disco gravado por sua outra banda, em 2008, o primeiro com a formação original depois de 25 anos. "Antes de gravar, estivemos na estrada com o Asia tocando por quase 18 meses. Então, quando chegamos ao estúdio, as coisas já estavam bem estruturadas. Acho que gostaria de fazer o mesmo com o Yes: ter um pouco mais tempo para tocar ao vivo e, aí sim, partir para as gravações", explicou Howe.

Nos anos 70, o Yes alcançou sucesso e popularidade graças a discos como "Fragile", "Close to the Edge" "Tales from Topographic Oceans" e "Relayer", que incluíam longas suítes musicais e muito virtuosismo por parte de seus músicos. Já nos anos 80, a álbum "90125" (1983) alavancado pelo mega hit "Owner of a Lonely Heart", levou a banda para seu maior êxito comercial, com uma turnê mundial consagradora, que passou pelo Rock In Rio em 1985. O último registro da banda em estúdio foi "Magnification", de 2001, e o DVD "Symphonic Live", lançado em 2002.

Fonte: G1\Informações adicionais e Fotos: Boterock

Nenhum comentário: