sábado, 12 de dezembro de 2009

BOTEROCK - SÁBADO EM DESTAQUE: Banda Opus Incertum


Resistência e Perseverança
Por: Chico Castro Jr. - Jornalista.
Na batalha inglória que é fazer rock na Bahia, o pessoal da Opus Incertum caminha por fora, comendo pelas beiradas – mas com a voracidade de quem trabalha sem parar. Praticando um rock simples, dançante, direto, com letras em português e influências de Camisa de Vênus, Raulzito e Elvis, essa rapaziada já produziu alguns shows memoráveis (inclusive no interior do estado), um belo EP com quatro músicas e muitos fãs por onde quer que passe.

Formada por Elmo (vocal), Fábio Gomes (baixo), Nino Mendes (bateria) e Luciano Andrade (guitarra), a Opus Incertum passa ao largo dos deslumbramentos modernosos e misturas de ritmos, concentrando-se em fazer o que sabem melhor: rock 'n' roll legítimo, sem intermediários, com letras sacanas e carregadas de ironia e desprezo contra os vícios da pequena burguesia falida da Cidade da Bahia.

Tudo isso é executado com uma boa dose de musicalidade dos seus membros, músicos naturais com uma longa história de intimidade com seus instrumentos.
Elmo, por exemplo, toca violão e piano desde os nove anos de idade, aprendidos ainda criança, numa escola de freiras em Salvador. "Naquele tempo ainda tinha aula de música nas escolas, né?", ri o cantor e guitarrista. Já Fábio, um legítimo punk rocker, toca baixo desde os 14. E por aí vai. Com seu rock simples e espontâneo, a Opus promete escrever mais uma bela história de resistência e perseverança no cenário rock local, pródigo em revelar grandes bandas com essas qualidades. Quem viver, ouvirá.
Influências:
Quatro caras com referências quase antagônicas se juntam para fazer rock em Salvador...um baixista com pegada dos Sex Pistols e Camisa de Vênus, um guitarrista inspirado em Jimi Hendrix e Jimi Page, um batera que se escolou tocando reggae e, um vocal afinado e rasgado com os timbres que lembram sutilmente Freddie Mercury e Jim Morrison em alguns momentos: Está aí a base da Opus Incertum.

Veja Aqui o Clip da Banda:


Agradecimentos: Nino Mendes / Adicional texto (Influências): Bahia Rock

Nenhum comentário: