terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PINK FLOYD: Clássico conceitual antológico do rock progressivo, chega aos 30 anos ainda influênciando gerações de músicos.

O álbum mais popular do Pink Floyd "The Wall", marco do Rock Arte nos anos 70, atravessa 03 decádas ainda influênciando meio mundo de músicos do estilo progressivo. Conceitual, complexo e ao mesmo tempo atingindo uma camada de publico nunca alcançada antes, "The Wall" foi concebido pelo imaginário do baixista Roger Waters, mentor deste clássico atemporal único.


Historia:
Um concerto de animais, em 1977, serviu de inspiração para Roger Waters criar o álbum. No Canadá, Waters estava sendo importunado por um fã e chegou a cuspir na cara dele. Indignado com o que tinha feito, teve a ideia de construir um muro entre ele e o público, o que gerou no futuro o tão elogiado disco. O álbum é o 3º álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos e chegou ao topo da Billboard em 1980. Devido ao sucesso, The Wall foi reeditado em CD em 1994 no Reino Unido e em 1997 no resto do mundo. Quando completou 20 anos, o álbum ganhou mais uma reedição. Os leitores da revista Q Magazine elegeram The Wall como o 65º melhor álbum de todos os tempos, em 1998, e em uma enquete em 2003, leitores da Rolling Stone o escolheram como o 87º.

O álbum retrata em ficção a vida de um anti-herói (Pink) que é espancado pela sociedade desde os primeiros dias de sua vida. Ele foi sufocado pela mãe, oprimido na escola, e por isso construiu um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade, e se refugiava em um mundo de fantasia. O álbum ainda produziu em todo o mundo uma série de singles de sucesso, como The Happiest Days of Our Lives, Another Brick In The Wall (Parte II), Mother, Empty Spaces, Young Lust e Comfortably Numb.

Curiosidades: Depois de tanta repercussão, foi feita uma versão em filme de The Wall em 1982, produzido por Alan Parker pela MGM, que levou o nome Pink Floyd: The Wall.

Além de The Wall, Pink Floyd tem como seus principais álbuns Dark Side of the Moon e Wish You Were Here.

O chamado Rock Arte, que fundia a música com imagens, atingiu seu ápice com "The Wall" no final dos anos 70.

Richard "Rick" William Wright, nasceu em, 25 de Julho de 1943, em Londres, e veio a falecer em 15 de setembro de 2008, foi o tecladista da banda.

A foto acima é meramente ilustrativa, retrata os dois maiores sucessos do Pink Floyd - "Dark Side Of The Moon" (1975) e "The Wall" (1979)


Fonte: Terra/Novo Metal\Argumento: Boterock

Nenhum comentário: