domingo, 20 de setembro de 2009

DA LAMA AO CAOS: Álbum que une o rock com ritmos regionais como o maracatu, numa fusão perfeita, recebe homenagem em São Paulo.

"Da lama ao caos", álbum mais criativo em todos os aspectos da década de 90, completa 15 anos, com seu movimento Manguebeat estagnado pela falta de criatividade, depois da morte de seu mestre maior, Chico Science.

Lançado a quinze anos atrás, "Da lama ao caos" levou a estética Mangebeat para o mainstream, através do seu porta voz Chico Science, álbum é considerado um marco da cena cultural Pernambucana, fundindo Rock, Frevo e Maracatu numa perfeita simetria sonora, nunca ouvida antes, é também um manisfesto de protesto contra um sistema que privilegia a poucos, com todos esses requisitos a Nação Zumbi, banda de Science que lançou também o álbum "Afrociberdelia" (1996) e viria a falecer logo em seguida num acidente automobilistico em 02 de fevereiro de 1997, deixando orfão todo o movimento e consequentemente todas as ideias ali inseridas no contexto visionário de Science.

A banda que hoje é capitaneada por Jorge dü Peixe, que tenta levar em frente a musicalidade do mestre, e vem lançando álbuns regularmente, não deixando morrer as ideias de um grande artista que foi Science, sempre a frente de sua época.

Nação Zumbi são: Jorge dü Peixe (vocal), Lúcio Maia (Guitarra), Nino "Dengue" Brócolli (baixo), Pupillo (bateria), Toca Organ (percussão), Gimar Bola 8 (alfaia).

Último álbum lançado: Fome de Tudo - é o sétimo álbum da banda, lançado em 27 de outubro de 2007. Produzido por Mário Caldato Jr. (Beastie Boys, Beck, Marcelo D2) o disco trás uma sonoridade mais crua e pesada, mas ao mesmo tempo em melodias pop.

Texto e pesquisa: Boterock\Todas as fotos G1.

Nenhum comentário: