quinta-feira, 25 de março de 2010

JIM MARSHALL: Morre o tradicional fotógrafo da cena mainstream rock 'n' roll.

Morreu nesta quarta-feira (24), em Nova York, nos Estados Unidos, o tradicional fotógrafo da cena rock Jim Marshall, que passou cerca de 50 anos clicando estrelas do gênero. Suas lentes capturaram momentos de ícones como os Beatles, os Rolling Stones e Bob Dylan e Janis Joplin. Marshall morreu aos 74 anos.

Aparentemente o fotógrafo faleceu dormindo em um quarto de hotel em Manhattan, no dia em que lançaria um livro feito em parceria com o fotógrafo de celebridades Timothy White.

Segundo Aaron Zich, um dos organizadores do evento de lançamento do livro, “Marshall deixa um legado”. “Dentro da fotografia de música, ele era o maior”.

Fotos clássicas De acordo com o site do fotógrafo, Marshall clicou mais de 500 capas de disco. Morador de São Francisco, na Califórnia, tem entre seus mais conhecidos trabalhos imagens do Monterey Pop Festival, de 1967, em que fotografou Jimmy Hendrix, do Festival de Woodstock, de 1969, em que foi o fotógrafo oficial.

Marshall também foi o único fotógrafo a ter acesso ao camarim do que veio a ser o último show dos Beatles nos EUA - no Candlestick Park, em São Francisco, em 1966.

O bom timing e relacionamento com os astros também o permitiram clicar imagens clássicas, como a em que o roqueiro Johnny Cash faz um gesto obceno em show na prisão de San Quentin, em 1969.

Começo no jazz Nascido em 1936, Marshall comprou sua primeira câmera em 1959 e seus registros fotográficos iniciais foram de músicos de jazz como Miles Davis e Thelonious Monk.

Em seu site, define a atividade que exerceu durante toda a vida. “Esta carreira para mim nunca foi apenas um trabalho – é a minha vida”.


Fonte: G1\Fotos: Marshallphoto.com
Atualizado ás 8:00 - 26.03.2010

Nenhum comentário: