segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GENTLE GIANT: Banda terá sete álbuns do seu catálogo, relançados remasterizados e com bônus

Durante alguns anos, o rico catálogo da banda de Rock Progressiva GENTLE GIANT se manteve esquecido, mas desde o começo deste mês, 07 álbuns antológicos do seu acervo foi relançado digitalmente. Diante do lançamento de boa parte da obra desse "Gigante Gentil" que vem presentiar uma gama de ouvintes do estilo progressivo mundo afora, com titulos que remete a melhor fase da banda, como In A Glass House (1973), The Power And The Glory (1974), Free Hand (1975), Playing The Fool - The Official Live (1977), The Missing Piece (1977) e Giant For a Day (1978), servem como exemplo da rica discografia desses gigantes progressivos. Tais lançamentos, promete a volta aos dias gloriosos para esse grupo de músicos virtuosos e que com toda criatividade existente musicalmente, sempre se destacaram por irem além das fronteiras musicais estabelecidas.

"Na medida em que estamos interessados, é bom primeiro de tudo, saber que temos os direitos dos álbuns que a gravadora Capitol detinham muitos anos atrás, de volta para o grupo...", diz Derek Shulman (vocal e sax alto / baixo), um dos três irmãos que fundaram Gentle Giant, em 1970. continua Shulman".....E agora somos capazes de colher os frutos, é o que pretendemos... (risos). "Eu não deveria dizer isso, mas eu estou dizendo", enfatiza. "Nossa música nunca tinha passado por esse processo digital..... . Mesmo que sendo lançada no formato vinil anos atrás, e por um curto período de tempo em CD, agora estamos colocando em definitivo nossa música na plataforma digital. Portanto, é divertido fazer isso". E completa, "Os direitos para esses registros voltou como um bumerangue para o Gentle Giant, e não deixa de ser um pequeno milagre, e entendo que eles (Gravadora) querem fazer o certo para todos. "neste aspecto, acho que tivemos sorte, pois, geralmente, os direitos para os álbuns está em perpetuidade para a maioria dos artistas com os selos de origem", explica. "Mas temos que, por alguma razão - não sei como - descobrimos e descobriu-se que os direitos foram revertidos depois de 25 anos, quando da assinatura do contrato com a Capitol europeia, e assim fomos capazes de fazer o que o grupo queria há 30 anos atrás" conclui o músico, Agora os registros serão lançadas em formato digital através do selo próprio "Gentle Giant's Alucard" , e distribuidos através da unidade de Serviços EMI Music Label.

A música do Gentle Giant possuia vários aspectos em comum à outras bandas de Rock Progressivo da época, numa propursão de gêneros passando pelo Jazz, Pop, música Clássica, Medieval, Rock, Blues, e muitos outros gêneros, numa fusão ecletica, mas eficiente, o auge do Gentle Giant foi no início até meados da década de 1970, até bater de frente com a explosão do punk Rock na sua terra natal a Inglaterra. Embora fazendo sucesso no circuito progressivo alternativo Inglês e Americano, o Gentle Giant nunca se tornou tão popular como Genesis ou Yes, mas eles deixam a sua marca, influenciando uma série de jam bands, bandas de arena e até conjuntos de câmara-pop.

Os novos lançamentos digitais também iram incluir faixas bônus inéditas e arte. A banda optou por incluir versões favoritas de canções ao vivo em cada álbum e algumas sessões de rádio obscuras. Duas das faixas bônus "Intro 74" e "Intro 76" foram parcialmente re-gravadas, deixando-as ainda mais belas, que foram remixadas por Kerry Minnear tecladista do grupo.

E as supresas não param por aqui. Os álbuns da banda estará disponível em uma variedade de formatos em 2010, além de uma caixa no formato CD, remasterizados a partir das cópias originais, será também lançado todos os setes álbuns remasterizados em formato Vinil.
GENTLE GIANT DIGITAL RELEASES:
IN A GLASS HOUSE — 1973
1.The Runaway
2. An Inmates Lullaby
3. Way Of Life
4. Experience
5. A Reunion
6. In A Glass House
Digital Bonus Tracks:
The Runaway/Experience Live 1975
Way Of Life - Radio Session 1973
THE POWER AND THE GLORY — 1974
1. Proclamation
2. So Sincere
3. Aspirations
4. Playing the Game
5. Cogs in Cogs
6. No God's A Man
7. Valedictory
8. (The Power And The Glory)
Digital Bonus Tracks:
Intro '74Proclamation - Live 1975
Aspirations - Radio Session 1974
Cogs In Cogs - Live 1975
FREE HAND — 1975
1. Just The Same
2. On Reflection
3. Free Hand
4. Time To Kill
5. His Last Voyage
6. Talybont
7. Mobile
Digital Bonus Tracks:
Just The Same — Live 1975
On Reflection — Radio Session 1975
Free Hand — Live 1975
INTERVIEW - 1976
1. Interview
2. Give it Back
3. Design
4. Another Show
5. Empty City
6. Timing
7. I Lost My Head
Digital Bonus Tracks:
Intro '76
Interview - Live 1976
Give It Back - Live 1976
PLAYING THE FOOL — THE OFFICIAL LIVE — 1977
1. Just the Same
2. Proclamation
3. On Reflection
4. Excerpts from Octopus
5. Funny Ways
6. The Runaway
7. Experience
8. So Sincere
9. Free Hand
10. Sweet Georgia Brown (Breakdown in Brussels)
11. Peel the Paint / I Lost My Head
Digital Bonus Tracks:
Just The Same — Radio Session 1975
Excerpts From Octopus — Radio Session 1973
THE MISSING PIECE — 1977
1. Two Weeks In Spain
2. I'm Turning Around
3. Betcha Thought We Couldn't Do It
4. Who Do You Think You Are?
5. Mountain Time
6. As Old As You're Young
7. Memories of Old Days
8. Winning
9. For Nobody
Digital Bonus Tracks:
Two Weeks In Spain - Live 1978
I'm Turning Around - Live 1978
For Nobody - Live 1978
GIANT FOR A DAY — 1978
1. Words from the Wise
2. Thank You
3. Giant For A Day
4. Spooky Boogie
5. Take Me
6. Little Brown Bag
7. Friends
8. No Stranger
9. It's Only Goodbye
10. Rock Climber
Digital Bonus Track:
Giant For A Day - Live 1980
Fonte original: blog.goldminemag.com

Nenhum comentário: