domingo, 29 de novembro de 2009

BOTEROCK APRESENTA: Bandas ocultas do Hard Rock oitentista.


A partir de hoje, com o suporte de um conhecedor nato do Hard Rock da indecifrável década de 80. O Boteko tem o prazer de mostrar para seus visitantes, um pouco do que se passou com o Hard Rock na esfera mundial num periodo que abrange principalmente toda a década de 1980, no contexto, bandas que não obtiveram o reconhecimento merecido, independente das razões e motivos que tais bandas não atigiram o Mainstream desejado, receberão destaque aqui através dos textos e pesquisa de Darlan Fernando.
O Rough Cutt nasceu no inicio da década de 80 em Los Angeles. O vocalista Paul Shortino e o baterista David Alford ambos ex-membros do Ratt resolveram formar um novo grupo, recrutaram Jake E. Lee para as guitarras e o tecladista Claude Schnell. Essa formação não durou muito, pois Lee deixa a banda e se junta a Ozzy Osbourne e Schnell vai para os teclados de Dio. Para o lugar de Jake E. Lee veio Craig Goldie. Craig gravou algumas demos, mas deixou a banda antes deles conseguirem um contrato e gravarem seu primeiro álbum, sendo substituído pelo guitarrista Amir Derakh. O Rough Cutt não podia parar sua caminhada na estrada do rock and roll e ainda procurava sua formação ideal. Recrutaram mais um guitarrista, Chris Hager completava a nova formação junto com Shortino, Alford, Derakh e o baixista Matt Thorr. Depois de passar algum tempo tocando em clubes noturnos, abrindo shows para bandas consagradas como Michael Schenker, Ozzy Osbourne, Night Ranger, Dio e excursionado pela Europa, participando inclusive de um programa de TV da NBC chamado "Rock Palace", o Rough Cutt estréia em disco em duas coletâneas tendo como produtor ninguém menos que Ronnie James Dio.

Na seqüência a banda assina com a Warner e lança seu debut auto-intitulado em 1984 produzido por Tom Allom, que tinha em seu currículo bandas como: Krokus, Def Leppard e Judas Priest. O álbum conta com algumas musicas co-escritas pelo casal Ronnie e Wendy Dio. As influencias de Thin Lizzy, Nazareth e Quiet Riot ficam mais evidentes a cada audição do disco. O Hard Rock do Rough Cutt é pesado, vigoroso e apoiado na potente e afinada voz de Paul Shortino, com ótimas guitarras e uma cozinha forte e precisa. Hard Rock de alta qualidade, músicas como Take Her, Never Gonna Die, You Keep Breaking My Heart e a belíssima e pesada versão (uma das melhores feitas para essa música até hoje.) de Piece Of My Heart da eterna Janis Joplin, fazem desse disco audição obrigatória para aqueles que realmente gostam de um som pesado e bem feito calcado na essência do mais puro Hard Rock. Mesmo com um bom álbum na mão e com toda experiência acumulada durante anos de estrada, as coisas não aconteciam para o Rough Cutt e o caminho a ser percorrido até a fama ficava cada vez mais longo. A banda lança mais um álbum, mantendo-se acima da média, “Wants You” (86) traz um Rough Cutt pesado e mais melódico, Paul Shortino estava cantando como poucos, mas mesmo com todo potencial mostrado, a banda encerra suas atividades.

Shortino participou do projeto “Hear’ n Aid” (86) onde dividiu as vozes com Ronnie James Dio, Rob Halford, Geoff Tate, Don Dokken, Eric Bloom, Kevin DuBrow e Dave Meniketti na canção “Stars”. Esse projeto foi a versão metálica que, assim como o “USA For Africa” e o “Band Aid´s”, tinham como objetivo arrecadar fundos para combater a fome no continente africano. Em 1988, Paul Shortino cantou no álbum homônimo do Quiet Riot, a união do vocalista com a banda não deu certo, Shortino seguiu em carreira solo lançando alguns bons álbuns, mas sem o destaque de outrora, o Quiet Riot voltou com Kevin Dubrow e o resto é história. A notícia que circulou na mídia foi que o Rought Cutt estaria com nova formação e pronto para lançar seu terceiro álbum de estúdio depois de quase vinte anos. Inclusive um provável EP intitulado “Sneak Preview” estava pronto para sair do forno, mas o que parece ter acontecido foi que as músicas desse EP foram lançadas no álbum “Sacred Place” de Paul Shortino no ano de 2002. Shortino, esse sim não parou e esse ano lançou mais um álbum solo chamado “Chasing My Dream” (2009). O cara continua cantando muito e perseguindo seu sonho para a alegria dos fãs do bom e velho Hard Rock.


Video: ROUGH CUTT: Never Gonna Die





Pesquisa e texto: Darlan Fernando

Nenhum comentário: