segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PORCUPINE TREE: "The Incident" (2009)

Nos primeiros minutos iniciais, “The Incident” dá a sensação de ser a obra-prima desta banda britânica de rock progressivo. O último álbum da banda britânica é composto por 2 CDs, sendo o 1º com uma única música (de 55 minutos) dividida em 14 partes, e o 2º com outras 4 músicas.
Com aspirações bastante ousadas, “The Incident alcança” um bom êxito, mesmo havendo alguns solavancos no caminho até chegar lá. A distribuição das músicas é um pouco estranha. A faixa épica "The Incident" é ponto focal do trabalho, mas ao ser assim, as quatro faixas do segundo disco, que juntas somam apenas vinte minutos, dão a impressão de serem quase como bônus daqueles que vêm em EPs. O que é realmente ruim, porque essas quatro músicas contêm alguns dos melhores momentos de todo o material. "Black Dahlia" é uma daquelas composições melancólicas, curtas e profundas que Steven Wilson, cérebro central do Porcupine, desenvolve com uma intimidade única. A calma intro de teclado logo dá lugar a uma crescente onda de vozes “mellotron”, enquanto Wilson entoa suas letras surreais e bem construídas. Em "Remember Me Lover" Wilson traz palavras que remetem a romances passados: "It's so hard to get along, I always know what you're gonna say, and this too, I hated you, I wish you'd learn to keep your mouth shut". Essa canção é mais um daqueles grandes ganchos melódicos que Wilson faz parecer tão fácil de estruturar. Ao mesmo tempo, nos lembra o heavy metal que predominou no álbum anterior do PT, “Fear Of A Blank Planet”, o qual rendeu à banda uma nominação ao Grammy por “Best Surround Sound Album”. Falando nisso, há muito menos heavy metal em “The Incident” do que eu esperava. Não é uma continuação de “Fear Of A Blank Planet” de 2007. Na verdade, Steven parece estar privilegiando o prog-rock mais na onda dos discos iniciais do Tree. A despeito da duração, a faixa título é bastante interessante e parece mais com um conjunto de músicas ‘stand-alone’. As mini faixas presentes no disco 1 são em geral interlúdios mais curtos, com aproximadamente um minuto e meio, como "Occam's Razor", que abre “The Incident” com uma ótima parte de guitarra.
Em "Time Flies", Wilson canta "I was born in 67', the year of Sgt. Pepper and Are You Experienced", mas a cabeça de Wilson parece estar mais em sintonia com Pink Floyd, que com Beatles ou Hendrix, pois as semelhanças com Pink Floyd são impressionantes, para dizer o mínimo. "Time Flies" basicamente joga muito bem como uma versão acelerada de Pink Floyd. A letra de “The Incident” é uma narrativa solta sobre um acidente de trânsito que Steven aparentemente testemunhou. Musicalmente, ela se move a partir de partes silenciosas como "The Seance" e ritmicamente estranhas. Wilson une todos estes elementos com a sua grande habilidade na guitarra, bem como seu excelente ouvido para ganchos melódicos. Em mãos menos talentosas, algo tão ambicioso não teria funcionado. Mas o que sempre separou Steven Wilson (e o Porcupine Tree) de muitos de seus pares de prog rock/metal, é a forma com a qual o PT trata da composição a das letras em primeiro lugar, mesmo que ocasionalmente as músicas tenham cinqüenta e cinco minutos. “The Incident” é um grande álbum, ousado, profundo e fascinante ouvir, mas, como com quase tudo do PT, devemos dedicar tempo para ouvir e perceber todos os detalhes do trabalho.
O álbum já pode ser encontrado desde o mês passado, nas lojas da Europa e América do Norte, “The Incident” está disponível em CD e LP duplo e traz 18 faixas ao total. A turnê de divulgação aconteceu em setembro, pela América do Norte. No site oficial da banda é possível assistir um vídeo promocional do novo álbum e ouvir uma versão editada de “Time Flies”, uma das novas músicas. O endereço do site é: http://www.porcupinetree.com/. Abaixo o repertório da edição em CD de “The Incident”:
CD 1
01. Occam's Razor
02. The Blind House
03. Great Expectations
04. Kneel and Disconnect
05. Drawing the Line
06. The Incident
07. Your Unpleasant Family
08. The Yellow Windows of the Evening Train
09. Time Flies
10. Degree Zero of Liberty
11. Octane Twisted
12. The Seance
13. Circle of Manias
14. I Drive the Hearse
CD 2
01. Flicker
02. Bonnie the Cat
03. The Black Dahlia0
4. Remember Me Lover


José Xinho Luís: Redação TDM

Nenhum comentário: