sábado, 24 de outubro de 2009

Mostra em Londres retrata explosão musical dos anos 1960

Uma exposição na National Portrait Gallery de Londres capta a década de 1960 na Grã-Bretanha através de fotos de grupos musicais, desde a apresentação dos Beatles na casa noturna Cavern até a explosão psicodélica nos anos 1970.

Com 150 fotos, capas de álbuns e de revistas, partituras e outros itens, "Beatles to Bowie - The 60's Exposed" celebra a ascensão do pop britânico e de gigantes do rock como os Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Pink Floyd, ao lado de nomes norte-americanos da mesma época como Jimi Hendrix e Bob Dylan.

Os retratos clicados por fotógrafos aclamados como David Bailey, Cecil Beaton, Don McCullin e uma multidão de outros estão organizados em décadas, passando da inocência da juventude no início da década de 1960 para a psicodelia decadente, movida a drogas e a libertação sexual que caracterizaram o "verão do amor" de 1968 e os anos seguintes. Os primeiros anos mostrados na exposição focam sobretudo os Beatles, Rolling Stones e grupos britânicos menos conhecidos fora do país, como Cilla Black e Cliff Richards, mas Rod Stewart aparece ao lado de Long John Baldry em um retrato de grupo chamado Steampacket feito em 1964. "Quisemos refletir os maiores astros de cada ano", disse à Reuters nesta sexta-feira (23) o curador da exposição, Terence Pepper. Mas Pepper disse ainda que a mostra também revela a rapidez com que Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Pink Floyd e Led Zeppelin transformaram a paisagem musical e conquistaram o mundo.
"Era tudo completamente novo, estava tudo acontecendo na época. A música pop nem sequer tinha chegado às rádios". Alto-falantes tocam sucessos da década para intensificar o ambiente da exposição, que também inclui itens de moda originais dos anos 1960, de Biba e Mary Quant.
A mostra ressalta a rivalidade entre Beatles e Rolling Stones em imagens feitas por vários fotógrafos de primeira linha, que os ajudaram a criar e confirmar suas imagens em transformação. Pepper disse que o título da exposição ilustra como a década dominada pelos Beatles em seu início acabou dando lugar a astros como David Bowie, que ganhou força no final dos anos 1960 e ainda mais nos anos 1970. Outras seções são dedicadas à mini-invasão de astros norte-americanos, entre eles os Walker Brothers e, mais tarde, Jimi Hendrix, que se mudaram para a Inglaterra para lançar suas carreiras.

Fonte: G1

Nenhum comentário: