terça-feira, 18 de agosto de 2009

THE CLASSIC ALBUMS SERIES: ACDC "Highway to Hell"

Começamos hoje uma série de homenagens a alguns dos discos mais importantes da história da música. O Boteko tentará sintetizar de forma ampla, o valor de cada postagens tendo como foco principal os alucinantes anos 70. Para começar vamos pegar essa ‘estrada para o inferno’...


A capa de Highway to Hell

No último dia 27 de julho o álbum “Highway to Hell”, do AC/DC, completou 30 anos de lançamento. E com esse clássico setentista damos o ponta pé inicial via RockOnLine....A importância do álbum “Highway to Hell” se dá principalmente por ter sido o fim de uma etapa na carreira do AC/DC. E um fim trágico. Este álbum foi o último com o vocalista Bon Scott, morto em fevereiro de 1980. Mas antes de carregar este estigma, o disco já se tornara famoso pelas músicas que ajudaram a consolidar o nome do grupo no cenário internacional. “Highway to Hell” foi gravado entre fevereiro e abril de 1979 em estúdios em Miami, nos Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra. Inicialmente a produção seria feita por Eddie Kramer, já conhecido no mundo da música por seus trabalhos como engenheiro de som ou produtor de bandas como Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Kiss.Mas a produção final de “Highway to Hell” foi assinada por Robert ‘Mutt’ Lange que na época já tinha produzido Savoy Brown e The Boomtown Rats, e mais tarde iria trabalhar com artistas como Def Leppard, The Corrs, Bryan Adams e Nickelback, entre outros. Este foi o quinto lançamento internacional da banda e a faixa-título se tornou um dos maiores clássicos da carreira do AC/DC.

O álbum traz 10 faixas, todas compostas pelos irmãos Malcolm e Angus Young em parceria com o vocalista Bon Scott. “Highway to Hell” alcançou a 17º posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos em 1979. Anos após o lançamento do disco, em 1985, “Highway to Hell” esteve envolvido em uma polêmica. O assassino em série norte-americano Richard Ramirez, conhecido como Night Stalker, cometeu diversos crimes entre os anos de 84 e 85. O criminoso se dizia fã de AC/DC e teria criado seu apelido baseado na música “Night Prowler”, a última faixa de “Highway to Hell”.O fato de Ramirez se declarar fã do AC/DC e de usar camisetas e outros assessórios do grupo levou a conservadora sociedade norte-americana a culpar a banda como incentivadora de atos criminosos. O mesmo ocorreu com Ozzy Osbourne e Judas Priest, praticamente na mesma época.


Eduardo Guimarães\Redação TDM

Nenhum comentário: