sábado, 22 de agosto de 2009

CÓLERA: Ícone do punk rock comemora 30 anos com show e DVD

Comemorando 30 anos de banda, um dos maiores ícones do punk nacional, a banda Cólera, irá se apresentar no Hangar 110, em São Paulo, neste sábado (22). O show será registrado e irá virar um DVD.


Para celebrar a carreira do grupo, além do show, o DVD também contará com imagens da turnê que o Cólera fez na Europa em 2008 e várias fotos e cartazes históricos de apresentações.
Formada em 1979, a banda hoje conta com Redson (voz e guitarra), Val (baixo)e Pierre (bateria). Desde então, o Cólera se tornou referência no Brasil com um dos principais nomes do punk nacional e um dos grupos com a maior longevidade na história.

Na atual turnê, 30 Anos Sem Parar, o Cólera faz uma releitura de sua carreira com músicas de cada época da banda e mais faixas que estarão em Acorde Acorde Acorde, seu próximo disco.

A HISTORIA
A banda Cólera é um dos primeiros grupos de Punk Rock Brasileiros, formada em 1979 em São Paulo pelos irmãos Redson (Edson Lopes Pozzi, guitarra e vocais) e Pierre (Carlos Lopes Pozzi, Bateria) e Helinho, vendo a ser substituído pelo amigo Val (Valdemir Pinheiro), novamente substituído depois por Josué Correia e mais tarde por Fabio Bossi, Baixo). Participou da coletânea inaugural do movimento, Grito Suburbano (1982) e desde cedo se destacou pela postura Pacísfista, Antimilitarista e Ecológica.
Duas coletâneas depois – Sub e O Começo do Fim do Mundo (ao vivo), ambas de 1983 – e chegariam ao seu primeiro LP, Tente Mudar o Amanhã (1985). Seu segundo LP, Pela Paz em Todo o Mundo (1986), tornou-se um clássico do Punk Rock Brasileiro (com destaque para a faixa-título e "Medo") e um recordista de vendas em se tratando de um produção independente: 85 mil cópias.
Em 1987, o Cólera se tornou a primeira banda de Punk Rock do país a excursionar pela Europa, num circuito alternativo, só de punks. Em 1989, gravações desses shows viraram disco ao vivo (no mesmo ano, a banda também lançaria o LP Verde, Não Devaste). O Cólera seguiu na ativa nos anos 90, lançando os discos Mundo Mecânico, Mundo Eletrônico (1992) e Caos Mental Geral (1997).
Em 2000, a banda ficaria em evidência uma vez que a Plebe Rude regravou "Medo" em seu disco ao vivo e os Inocentes, Quanto Vale a Liberdade em O Barulho dos Inocentes. O Cólera continua atuando no underground, sendo considerada a banda de maior energia quando sobe ao palco.

Álbuns:
Tente mudar o Amanhã (1984) - Ataque Frontal
Pela Paz em Todo Mundo (1986
) - Ataque Frontal
Cólera: European Tour ´87 (1988
) - A. Indie Records
Verde, Não Devaste! (1989
) - Devil Discos
Mundo Mecânico, Mundo Eletrônico (1991
) - Devil Discos
Caos Mental Geral (1998) - Devil Discos
20 Anos ao Vivo (2002) - Devil Discos
Deixe a Terra em Paz! (2004) - Devil Discos
The Best Of - Alemanha (2004
) - Dirty Faces
Primeiros Sintomas (2006) (regravação das primeiras vinte canções da banda, incluindo também algumas inéditas).


Fontes: Terra\Wikipédia

Nenhum comentário: