quarta-feira, 12 de agosto de 2009

HQ: Guitarrista do Anthrax e Cannibal Corpse flertam com o gênero.

Invasão metaleira atingiu até a China, com a HQ 'Melodia infernal'.

Já se foi o tempo em que a relação entre histórias em quadrinhos e metal ia pouco além do título da revista “Heavy metal”, famosa antologia de ficção e fantasia da década de 70 . Hoje, a parceria entre os gêneros vem sendo abraçada pela próprias bandas e já chegou até a China.
Recém-lançado no Brasil, em duas partes, o manhua (quadrinho chinês) “Melodia infernal” mostra a busca de um grupo chamado Third Man por um guitarrista-solo. Se a situação soa como clichê para qualquer roqueiro que já teve uma banda, ela ganha novos tons graças ao cenário onde a história se passa: o limbo entre o mundo dos vivos e o paraíso (ou inferno), em que as almas permancem enquanto aguardam o julgamento final. Assinado pelo virtuoso Lu Ming, “Melodia infernal” é repleto de referências pop, incluindo um autógrafo de John Lennon dado em 1964 e participações especiais do bluesman Keb’ Mo’ (na pele do recém-falecido K. K. Mobe) e de Al Pacino (dando rosto para o Rei dos Infernos). Além da divertida trama, em que os membros do Third Man seguem até o mundo real em busca de seu quarto integrante, o volume conta com um posfácio assinado pelo quadrinista e luthier (construtor e restaurador de instrumentos de corda) paulistano Marcatti, que descreve os instrumentos usados na HQ.

Anthrax encontra Lobo

Lançado no Brasil pela Conrad, o manhua é mais um exemplo da recente onda de quadrinhos metaleiros – linhagem que descende do Kiss, que publicou em 1977 uma HQ pela Marvel supostamente impressa com sangue de seus quatro integrantes misturado à tinta vermelha usada na impressão. Em 2007, o grupo fundou o Kiss Comics Group para lançar seus próprios títulos.
Canibais em quadrinhos
Os fãs de estilos mais extremos de metal não precisam se sentir excluídos do universo das HQs. A banda de death metal Cannibal Corpse lançou, juntamente com seu novo álbum “Evisceration plague”, uma revista de quadrinhos homônima de 96 páginas. A arte ficou por conta de Vince Locke, que ilustrou “Uma história de violência” (adaptado para os cinemas por David Cronenberg) e um arco da série “Sandman”, de Neil Gaiman.
Locke também é responsável por grande parte das capas dos discos do Cannibal Corpse, todas mostrando corpos decapitados, zumbis comendo carne humana e outras atrocidades. Cada uma das músicas do álbum virou uma história em quadrinhos, obedecendo à mesma ordem em que as faixas estão colocadas no disco. “Vince Locke fez um trabalho incrível transformando nossas letras em ilustrações encharcadas de sangue para a HQ de ‘Evisceration plague’. Ele conseguiu capturar visualmente o que nós tentamos passar através das letras. Sua arte trouxe nossas músicas macabras à vida de uma maneira bem explícita. Os fãs de horror não vão ficar desapontados”, elogia o baixista Alex Webster ao site “The Mag”. Afinal, assim como nos subgêneros de metal, nos quadrinhos também tem gosto para tudo.
Fonte: G1

Nenhum comentário: