quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

RICK WAKEMAN: Em maio, São Paulo será o centro da terra do rock progressivo.

O lendário tecladista Rick Wakeman, estará se apresentando no mês de maio no projeto Virada Cultural em São Paulo. O britânico Wakeman é um dos mais respeitado e festejado tecladista da história do rock progressivo em todo mundo.


Nascido Richard "Rick" Christopher Wakeman, a 61 anos passados, o inglês Rick Wakeman como ficou conhecido mundialmente depois de ocupar o posto de Tony Kaye na banda Yes em 1971, vindo da obscura The Strawbs, banda que o revelou antes do estrondoso sucesso mundial no Yes, após o lançamento do ábum "Yes Álbum" de 1971, Wakeman que paralelamente nunca deixou de ter sua carreira solo, lança em 1973 "The Six Wives of Henry VIII" e na sequência vem o que muitos consideram sua obra máxima, o aclamado " Journey to the Centre of the Earth" de 1974.

Já consagrado mundialmente e fazendo sucesso paralelamente com o Yes e respectivamente na carreira solo, Wakeman não para e continua lançando discos simultâneos , em 1975 lança " The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table" é o retorno dele ao abordar as histórias e lendas da realeza britânica, depois de abandonar o tema no ano anterior. Enquanto com seu grupo Yes segue-se uma sequência de álbuns considerados clássicos absoluto do rock progressivo, "Fragile", "Close to the Edge" ambos de 1972, o ao vivo "Yessongs" 1973 e mais um clássico intitulado "Tales from Topographic Oceans" também de 1973, nesse periódo de sucessos simultâneos, tanto com o Yes como na sua já valiosa carreira solo, Wakeman resolve abandonar o Yes para se dedicar exclusivamente a sua bem sucedida carreira. Em 1975 já consagrado Wakeman se aventura em um novo projeto e lança "Lisztomania" trilha sonora cinematográfica, que conta com a participação nos vocais do ilustre vocalista do The Who, Roger Daltrey, já toda concepção e produção do álbum ficou a cargo de Wakeman. No ano seguinte Wakeman lança "No Earthly Connection" (1976) e não consegue o êxito alcançado pelos álbuns anteriores, fato que o levou a retornar ao Yes, e lançam o mediano "Going for the One" de 1977, na sequência o Yes solta mais um álbum que segue as mesmas caracteristicas de "Going for..." e chega ao mercado "Tormato" de 1978. Com o fim dos anos setenta o que se sucedeu foram idas e vindas de Wakeman com o Yes, e nesse "namoro" eterno com a banda que o consagrou mundialmente, parece que a aura setentista e os sucessivos álbuns de sucesso aplaudido pela critica e público, se foram ao apagar das luzes cronológicamente falando.

Em maio na Virada Cultural paulistana, Wakeman vai executar ao vivo, acompanhado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, uma de suas obras mais conhecidas, o sinfônico progressivo álbum, “Journey to the Centre of the Earth” na integra, é também a mais complexa sinfônia composta por Wakeman, e sua execução ao vivo necessita de uma boa dose de virtuose por parte da orquestra que se dispõe em executa-la. Wakeman ao lançar a sua obra em 1974, baseou-se no clássico livro Viagem ao Centro da Terra - 1864, do escritor francês Jules Verne. O álbum lançado em 1974 é um dos mais populares da carreira-solo do músico, depois da saída do Yes.


Texto e Pesquisa: Boterock

2 comentários:

Anônimo disse...

De fato quem conhece Rock Progressivo conhece Rick Wakeman porque ele está para esta modalidade musical como Jobin está para a Bossa Nova.

Assim, como Jobin já se foi(lamentavelmente), não perderei a oportunidade de ver Dinossauro do Rock dos anos 70 por mais uma vez em Sampa.

Anônimo disse...

Rick Wakeman fêz um show histórico
em Recife, no ginásio de esportes
Geraldo Magalhães, mais conhecido
como ´geraldão´ isso, imaginem, em
Setembro de 1981, sendo êle, o pri-
meiro show internacional que a ci-
dade recebeu. Na ocasião, Rick esta-
va divulgando o disco ´1984´,lança-
do no ano anterior, e o show têve
uma hora de atraso por conta da
quantidade de equipamentos que o
mesmo trouxe prá a apresentação.
Mesmo assim, todos os presentes fi
caram até o final, que terminou já
na madrugada. Inésquecível.