segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BLACK SABBATH: Primeiro álbum homônimo da banda, chega aos 40 anos.

Banda surgiu na época em que o estilo Heavy Metal ainda tomava sua forma, e o Black Sabbath soube mais do que ninguém assimilar todo um contexto, fosse ele visual ou sonoro, formando em definitivo todo um gênero que viria anos seguidos, dissiminar nos quatro cantos do mundo, platéias assiduas pelo estilo incorporado pela banda, coisa que nenhuma outra banda ainda viesse alcançar.

O heavy metal surgiu em uma sexta-feira 13. Nada mais adequado, não é mesmo? Para ser mais preciso, no dia 13 de fevereiro de 1970. Foi nessa data que chegou às lojas o álbum Black Sabbath, o primeiro da banda de Ozzy Osbourne e cia. O quarteto formado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) não inventou esse estilo musical. Aliás, é difícil um estilo ter um único criador. Mas foi, sem dúvidas, quem o incorporou por completo e o tornou popular. Antes, grupos como Cream, The Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer, Iron Butterfly, Deep Purple, Led Zeppelin e até mesmo os Beatles (em Helter Skelter) já tinham gravado bases sonoras que tem tinha tudo a ver com o estilo. Mas o Sabbath completou o conceito heavy metal. Além de fazer um som mais básico e pesado, trouxe para o estilo o visual composto por roupas pretas, crucifixos invertidos pendurados nos pescoços e capas que se encaixavam perfeitamente na temática visual e sonora exercida em seus álbuns.

Seu disco de estreia é um clássico icônico do gênero, a começar pela capa. Nela, uma mulher com jeitão fantasmagórico aparece na frente de um castelo digno de Conde Drácula e Bruxos. O quarteto trouxe de vez para o heavy metal esse visual oriundo dos filmes de terror. Black Sabbath, a música, é um dos rocks mais sinistros que abre o ábum homônimo, já gravados. O grito de horror de Ozzy Osbourne durante a música é de arrepiar. Outras faixas que merecem destaques são N.I.B. e The Wizard.

A crítica especializada odiou o disco e o grupo, detonando o seu trabalho de estréia. Nem é preciso dizer que embora a reação negativa dos criticos na época, não foi capaz de influir os fãs que surgiam por todo o Reino Unido, e o efeito da critica especialida não foi absorvido pelos britânicos, diante do crescente sucesso adquirido pelos quatro cavalheiros do apocalipse sonoro (deslumbrante) que estava por vim. O Black Sabbath surgiu em uma sexta-feira 13 rumo à eternidade, tornando-se uma das bandas mais populares da história do rock and roll.

Fonte: R7\Atualização textual e argumento: Boterock\Fotos: Web


Nenhum comentário: