sábado, 9 de maio de 2009

Ex-Deep Purple Jon Lord abre Virada Cultural com clássicos e orquestra sinfônica - São Paulo, 08/05/2009

A atração que abriu oficialmente a 5ª edição da Virada Cultural certamente ficará marcada na memória dos que estiveram presentes ao palco da Avenida São João. O lendário tecladista Jon Lord, acompanhado da Orquestra Sinfônica de São Paulo, sob regência de Rodrigo Carvalho, realizou um dos espetáculos mais emocionantes da Virada para boa parte dos presentes. Conforme divulgado, foi apresentado na íntegra o álbum “Concerto for Group and Orchestra”, lançado pelo Deep Purple em 1969. Os fãs que estiveram no show do Deep Purple em 2000, quando a banda trouxe ao Brasil a turnê comemorativa pelos 30 anos deste álbum, sabem a maravilha que é ver e ouvir isso ao vivo.Vestido todo de preto e com seus cabelos brancos e compridos amarrados, Jon Lord aparece no palco agradecendo aos presentes e dizendo que irá tocar músicas feitas de seu coração para o coração do público. A primeira parte do concerto, com os três movimentos do álbum de 1969, transcorre sem novidades e conforme era esperado. Obviamente nos momentos quando o órgão de Jon Lord e as partes com a banda se faziam mais alto, como no “Moviment II”, os gritos e assovios do público eram maiores.

A banda que acompanha o tecladista tocou com perfeição as partes que originalmente eram tocadas pelos integrantes do Purple. Durante as partes em que a orquestra está executando a obra e Jon Lord não está tocando, ele permanece com os olhos fechados, como que estivesse sentindo e absorvendo cada nota da composição. É quase um transe mágico.Ter a oportunidade de ver uma apresentação de Jon Lord, com uma orquestra, apresentando este álbum incrível, é uma experiência difícil de ser descrita. Mas os momentos mais emocionantes ainda estavam por vir.Após os três movimentos do “Concerto”, Lord avisa que vai tocar uma música solo e chama uma cantora ao palco para apresentar e belíssima “Wait a While”, faixa lançada no álbum “Pictured Within” e que também faz parte do disco ao vivo do Deep Purple lançado em 1999, em comemoração pelos 30 anos do “Concerto”. A cantora não tem a mesma voz de Sam Brown, que canta na versão original, e ficou devendo uma performance melhor. Após esse presente dado ao público, a orquestra e a banda tocaram um dos maiores clássicos do Deep Purple, “Pictures of Home”. A multidão que se encontrava na região do palco foi ao delírio. Logo em seguida, Jon Lord diz que a música que acabaram de apresentar foi lançada no álbum “Machine Head”, “há uns cinco mil anos atrás” e anuncia que a próxima música não foi escrita por ele, mas por David Coverdale e Ritchie Blackmore: “Soldier of Fortune”.

Talvez por nervosismo o vocalista que cantou a música errou em alguns momentos, inclusive na entrada no início da música, quebrando um pouco o clima da canção. Para terminar, Lord anuncia “Child in Time”. É difícil descrever o que foi essa segunda parte do show, com apenas quatro músicas que deixaram os fãs extasiados. Uma noite memorável para os fãs de Deep Purple e para os sortudos que estiveram presentes.

Fonte: (Canal Pop)


Nenhum comentário: