sábado, 16 de maio de 2009

FESTIVAL DE JAZZ - Banda faz releitura inspirada do clássico 'Kind of blue' - So What Band, 14/05/2009, São Paulo, SP-Brasil

A noite em homenagem aos 50 anos do clássico álbum de jazz "Kind of blue" não poderia ter sido mais inspirada. Acompanhado da So What Band, o baterista Jimmy Cobb, membro original do grupo que acompanhou Miles Davis nas gravações do disco, apresentou releituras vigorosas para canções como "So what”, “All blues”, “Blue in green”, "Flamenco sketches", entre outras.

O show foi um dos destaques da programação do Bridgestone Music Festival, quinta-feira (14) no Citibank Hall, em São Paulo. A banda se apresentou novamente no mesmo evento sexta (15), com ingressos esgotados.
Aos 80 anos, Cobb já tocou ao lado de Billie Holiday, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Stan Getz, Dinah Washington, entre outros. Além dele, o sexteto que homenageia Miles Davis é composto por Wallace Roney (trumpete), Larry Willis (piano), Buster Williams (contrabaixo), Javon Jackson e Vincent Herring (saxofonistas).
Outra boa surpresa da noite foi a apresentação do Robert Glasper Trio. Vencedor da categoria "astro do piano em ascensão" na última eleição da revista "Down Beat", Glasper arrancou aplausos ao mostrar um repertório original repleto de improvisos ao lado do baixista Vicente Archer e do baterista Chris Dave. O pianista também é conhecido pelas colaborações com artistas do hip hop, como Mos Def, Common, Talib Kweli, Q-Tip, Jay-Z e Erykah Badu.
Cobb, uma lenda viva do JAZZ

Destaque entre os jovens nomes do jazz de Nova York, o trio encerrou sua apresentação em São Paulo com uma incrível versão de "Everything in its right place", do Radiohead, misturada a trechos de "Maiden voyage", lançada por Herbie Hancock nos anos 60.

Considerado um dos mais influentes músicos do século XX, Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Ele participou de várias gravações do bebop e das primeiras gravações do cool jazz. Foi parte do desenvolvimento do jazz modal, e também do jazz fusion que originou-se do trabalho dele com outros músicos no final da década de 60 e no começo da década de 1970.


SERVIÇO:

Kind of Blue, Gravadora:Columbia Records.

Lançado em:
17 de Agosto de 1959
Gravado em:
2 de Março e 22 de Abril de 1959 no 30th Street Studio em Nova York, Nova York
Gênero:
Jazz
Duração:
45:44
Formato:
LP e relançado em formato digital (CD).
Catalogo:
Columbia CL-1355
Produção e arranjos :
Teo MaceroIrving Townsend


Músicos:
Miles Davis - Trompete
Julian "Cannonball" Adderley - Saxofone Alto (exceto "Blue in Green")
John Coltrane - Saxofone Tenor
Bill Evans - Piano (exceto "Freddie Freeloader")
Paul Chambers - Contrabaixo
Jimmy Cobb - Bateria

Faixas:
"So What" - 9:22
"Freddie Freeloader" - 9:46
"Blue in Green" - 5:37
"All Blues" - 11:33
"Flamenco Sketches" - 9:26
"Flamenco Sketches" - 9:32 (Faixa Bônus) (CD).

Onde encontrar: Americanas.com\Cd Universe.com.

Fontes: G1, Wilkipeia, Cd Universe.

Nenhum comentário: