quarta-feira, 24 de junho de 2009

"MERCADO" MUSICAL NACIONAL PERDE ALIADO IMPORTANTE NA INTERNET

Com dez funcionários, MySpace do Brasil
fecha em 1º de julho

Filial brasileira da rede social iniciou operações em dezembro de 2007. Fechamento está ligado à troca da diretoria, segundo funcionário brasileiro.
O escritório brasileiro do MySpace, com sede em São Paulo, vai fechar suas operações no dia 1º de julho. A informação, que confirma um “processo de reestruturação" anunciado pela empresa do grupo de mídia News Corp, foi passada ao G1 por Angelos Ktenas Junior, 35, gerente de conteúdo e novos negócios do MySpace Brasil. Aberta oficialmente em dezembro de 2007, a filial brasileira da rede social – que ajudou a revelar artistas como Mallu Magalhães -- tinha dez funcionários. “A decisão nos pegou de surpresa, porque o Brasil trabalha em azul desde seu primeiro ano. Em menos de dois anos, crescemos 400%”, afirmou Ktenas. Segundo ele, o fechamento de escritórios internacionais não está necessariamente ligado à crise, mas sim à política de Owen Van Natta, novo diretor-executivo do MySpace, que também tem a rede social Facebook no currículo. “Se fosse somente por causa da crise, não faria sentido fechar um escritório que dá lucro desde seu primeiro ano”, diz o gerente de conteúdo.
Durante o tempo em que o escritório funcionou no Brasil, a quantidade de usuários locais saltou de 400 mil para 2,5 milhões, segundo o próprio MySpace.

‘Gosto brasileiro’
Ktenas diz que o fechamento do escritório não terá impacto para os internautas que adotaram a rede com foco em música -- a página continuará tendo o idioma português e os mesmos serviços que já oferece hoje. A única mudança, acredita ele, está na possibilidade de a rede perder um pouco de seu “gosto brasileiro”, como o foco na divulgação de artistas nacionais. No balanço desses quase dois anos de Brasil, Ktenas afirma que o serviço conseguiu fazer sucesso. “O país tem um cenário muito particular, em que o site mais acessado é uma rede social [o Orkut]: nem o próprio Google consegue concorrer com o Orkut. Mas para quem gosta de música, o MySpace não tem igual”, conclui o funcionário do MySpace Brasil, em seus últimos dias de atividade na empresa.
Fonte: Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo.

Nenhum comentário: