sábado, 27 de junho de 2009

Heavy Metal: Os dez melhores álbuns lançados em 1980 - Parte I

MUITOS DIZEM QUE A DECÁDA DE 80 FOI PERDIDA EM TERMO DE CRIATIVIDADE, SE COMPARANDO COM A DE 70, FICA DIFICIL NÃO CONCORDAR, MAIS AINDA PEGANDO O VACÚO DOS CRIATIVOS ANOS 70, AQUI VAI OS 10 DISCOS LANÇADOS NO COMEÇO DA DECÁDA, SEGUNDO CHAD BOWAR.
SEGUEM OS 5 PRIMEIROS DESSA SÉRIE, QUE SÃO:


By Chad Bowar

Após o enorme sucesso de 1979, com o excelente disco "Highway To Hell", as coisas realmente parecia promissoras para AC / DC. Mas, em Fevereiro de 1980, a banda do vocalista Bon Scott, sofre uma perda que parecia irreparável com sua morte. Eles ponderam, mais resolvem e contratam imediatamente Brian Johnson e lançam este álbum apenas alguns meses mais tarde. Desde a abertura de notas "Hells Bells" até o final com "rock and roll não é poluição sonora," este álbum é um clássico. Cada canção é memorável, e "You Shook Me All Night Long" e a faixa título estão entre as melhores canções de pura energia metal.

Depois de lançar vários bons álbuns na década de 70, este é o único que enviou Judas Priest para a estratosfera. É amplamente considerado como sendo o seu melhor álbum. Nessa altura tinha o Priest refinado e aperfeiçoado seu som e focado na escrita cativante para chegar nas arenas do rock e consolidar seus "hinos", com esse álbum eles atingem de frente o grande publico headbanger, com os sucessos "Breaking The Law" e "Living After Midnight." (Vivendo após a meia-noite).

Depois de deixar Black Sabbath a enveredar por uma carreira solo, Ozzy Osbourne em parceria com o guitarrista Randy Rhoads, consegue lançar um álbum fantástico. E foi além de técnicas modernas e feeling, Ozzy se mostrou capacitado e superou até sua antiga Banda (Sabbath), contando também graças à pegada virtuosa do guitarrista Rhoads. Há algumas grandes canções neste álbum, destaque para "Crazy Train" e a controversa "Suicide Solution".

Este foi o primeiro álbum do Motorhead a ser lançado nos Estados Unidos, embora os seus primeiros álbuns foram muito bem sucedidos no Reino Unido. Este álbum é um clássico, a partir da concepção na voz de Lemmy para cantar canções memoráveis como a faixa título. Era alto, cru e direto.

No que diz respeito à estréia de álbuns, este é um dos melhores e mais influentes. Fazendo com que inúmeras bandas seguisem o caminho do Iron Maiden. Mesmo depois que Bruce Dickinson passou a ser o vocalista da banda, e os excelentes álbuns que vieram em seguida só iriam aumentar o sucesso elevando ainda mais o Maiden as alturas, em nenhum momento o sucesso posterior chega a tirar o mérito deste primeiro álbum da banda, porque como primeiro vocalista antes de Dickinson, Paul Di'Anno fez um trabalho sólido, original e atemporal. Este álbum contém músicas tanto para a frente do seu tempo, como também algumas passagens pelo metal progressivo e épicas melodias que iria levar a banda em direção ao futuro.
Fonte: About.com
Tradução livre: Boterock.

Nenhum comentário: