domingo, 13 de março de 2011

WHITESNAKE: Nevermore - 2011.


Por: Darlan Fernando.

Aos fãs de Hard Rock minhas congratulações, assim como o Scorpions no ano passado lançou um baita de um disco, outro gigante do estilo lança essa outra perola do Hard Rock, quem diria que em pleno 2011 eu estaria ouvindo um discaço do Whitesanke?
Esse novo álbum da banda tem uma pegada mais Hardblues, mas sem deixar de lado aquela veia americana que a banda adotou no final dos anos 80. Diferente do álbum anterior, dessa vez Coverdale apostou na fusão das duas fases distintas de sua banda, ou seja, em “Forevermore” tem canções para todos fãs da banda, independente da fase que você goste.

WHITESNAKE 2011.
Dizer que Coverdale é o destaque do disco é repetitivo, ele sempre se destaca. A banda está muito afiada, Brian Tichy foi à escolha perfeita para o posto de baterista, que pegada tem esse cara! Junto com Michael Devin no baixo, formaram uma cozinha arrasadora. E as guitarras? Como em todo disco do Whitesnake são um destaque a parte, graças aos deuses do rock elas não estão tão na cara como no álbum anterior. Doug Aldrich é um bom guitarrista, ainda peca por querer ser o John Sykes, mas tudo bem, dessa vez a coisa funcionou. Reb Beach como segundo guitarrista, é um luxo para poucas bandas no mundo hein! Outro detalhe positivo no álbum foram os backings vocais, ainda que sutis, deram um efeito todo especial ao som da banda.

Dissecando faixa por faixa:

Difícil não sair cantando musicas como a faixa de abertura Steal Your Heart Away, de cara uma pegada cadenciada, meio hard, meio blues e um refrão que gruda na sua cabeça e não sai tão facilmente.
A segunda faixa All Out Of Luck tem uma pegada setentista meio funkeada, com um bom riff de guitarra e Coverdale alternando vocalizações ora em tons médios, ora em tons graves belíssimos, se bem que em se tratando dele isso é corriqueiro.
Love Will Ste You Free, primeiro single do álbum, canção que me remete ao Ready An’ Willing. Destaco aqui os belíssimos backings vocais e as guitarras siamesas durante a canção, sobretudo da metade do solo em diante, isso me lembrou o grande Thin Lizzy, coisa que aconteceu também em All For Love, musica do álbum anterior.
E as baladas? Começamos muito bem obrigado! Easier Said Than Done é algo assim…Bem, como falar de uma balada do Whitesaneke? Lindíssima????
Mais hard rock na veia, Tell Me How tras de volta o clima pesado ao disco, bela ponte para o refrão, aquí está mais um belo exemplo de como os backings deram um novo ar ao som da banda, desde de Good To Be Bad que os coros estão perfeitos.
Simplesmente matadora! I Need You (Shine A Light), de longe a mais Rock And Roll do disco e até agora a melhor também, que musica, que vocais, que guitarras, que refrão, que tudo. Duvido que ninguém faça uma canção com uma pegada como essa por muitos anos.
A canção que faltava para eu me considerar um roqueiro feliz! One Of These Days fica naquele meio termo, não é rock, não é balada, é perfeita! Sempre gostei desse tipo de musica, sentia falta da voz de Corverdale numa canção assim, sentia! Vou dormir hoje cantando a singela beleza de seu refrão maravilhoso.
Belo Hard Rock, Love And Treat Me Right tem uma pegada clássica do Whitesnake, bom trabalho de guitarra, mais uma vez um belo coro, essa eu encaixaria no Slide It In com facilidade.
Dogs In The Street me lembra muito a fase do 1987, um Hard Rock forte, com um riff pegajoso, uma belíssima ponte para um refrão a lá Bad Boys. As guitarras siamesas aparecem por aqui também, só que mais discretas. Preste atenção na base por trás do solo e consiga não associar uma canção a outra.
Que voz é essa? Não troco Coverdale por nenhum outro vocalista desse planeta por isso, emoção meus amigos! Fare Thee Well tem de sobra, a canção é muito bonita, o solo simples só melhora as coisas aqui, mas é a voz de Coverdale que faz a diferença.
Whipping Boy Blues tem uma levada insana, um instrumental bem construído calcado em bons riffs de guitarra. Confesso que na primeira audição fiquei com um pé atrás, mas sua levada me conquistou.
Brian Tichy espanca a bateria na introdução de My Evil Ways, belo cartão de visita para essa canção que tem uma pegada acelerada e uma performance mais que perfeita da banda como um todo.
Finalizando o álbum de maneira épica, temos Forevermore, uma balada climática, onde a banda alterna momentos acústicos e plugados de forma magistral. São setenta minutos e vinte e um segundos de pura magia comandados por uma das mais belas vozes de todos os tempos!
Na seqüência ainda temos como bônus Whipping Boy Blues numa mixagem diferente, que não a diferenciou muito da primeira versão contida no disco.
Bem, o que temos aqui é um belo disco de uma das maiores bandas da história do Hard Rock. O Whitesnake prova mais uma vez que o tempo não passa para a boa música. A prova disso é “Forevermore” o novo álbum de David Coverdale e Cia.







Whitesnake 2011 é formado por:

David Coverdale – Vocal
Doug Aldrich – Guitarra
Reb Beach – Guitarra
Michael Devin – Baixo
Brian Tichy – Bateria







Track List de “Forevermore”:

01. Steal Your Heart Away
02. All Out Of Luck
03. Love Will Set You Free
04. Easier Said Than Done
05. Tell Me How
06. I Need You (Shine A Light)
07. One Of These Days
08. Love And Treat Me Right
09. Dogs In The Street
10. Fare Thee Well
11. Whipping Boy Blues
12. My Evil Ways
13. Forevermore
14. Whipping Boy Blues (Bonus Track – Swamp Mix).

Fonte: HardForever\Fotos: Web.


Nenhum comentário: