segunda-feira, 14 de março de 2011

OWSLEY STANLEY: Morreu neste domingo (13), um icone da contracultura nos anos 60.

Morre aos 76 anos ícone psicodélico que garantiu o LSD da geração hippie.
Owsley Stanley fabricava ácido em laboratório próprio na Califórnia.
Químico colaborou com Jimmy Hendrix, Janis Joplin e Grateful Dead.
A foto acima mostra Owsley "Urso" Stanley em sua acusação formal em 1967. Ele havia sido preso em seu laboratório de LSD em Orinda na California. O Bear Research Group supostamente fabricou mais de 1.250 mil doses entre 1965-67.
 Owsley Stanley, um dos mais célebres fabricantes de LSD da geração hippie e colaborador próximo do grupo psicodélico The Grateful Dead, morreu no último domingo (13) vítima de um acidente de trânsito na Austrália, aos 76 anos de idade, informou sua família.
Junto com Bob Thomas, Stanley desenhou a  famosa logo
do  The  Grateful  Dead.  O  relâmpago  crânio  parafuso,
conhecido oficialmente como "Steal Your Face".
Stanley começou a trabalhar com o grupo como engenheiro de som, implementando técnicas inovadoras que ainda hoje são amplamente utilizadas.
Mas Stanley ficou mais conhecido por seu talento como químico, e por ter fornecido LSD nos anos 60 para a comunidade hippie. Ele fabricava o alucinógeno em grandes quantidades em seu laboratório de São Francisco, na Califórnia.

Morte na tempestade

De acordo com o porta-voz da família Sam Cutler, Stanley estava dirigindo a caminho de sua casa perto da cidade de Cairns, durante uma tempestade, e perdeu o controle do carro. Ele morreu na hora. Sua mulher, Sheila, sofreu uma clavícula quebrada, disse Cutler.
Stanley teve quatro filhos e vivia na Austrália há vários anos, onde trabalhava como escultor.



Fontes: G1 e San Francisco Chronicle.

Nenhum comentário: