quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

BOTEROCK APRESENTA: Bandas ocultas do HARD ROCK oitentista.

COM O AUXILIO LUXUOSO DO NOSSO CONHECEDOR NATO DO HARD ROCK MUNDIAL, DARLAN FERNANDES. TRAZEMOS HOJE PARA OS LEITORES DO BOTEKO, MAIS UMA BANDA QUE NÃO TEVE UM RECONHECIMENTO MERECIDO, MESMO TENDO EM SUA FORMAÇÃO EXÍMIOS MÚSICOS, QUE VIRIAM A SE DESTACAR EM BANDAS FUTURAS, OU ATÉ MESMO OS QUE CONTINUARAM NO ANONIMATO, QUANDO NÓS NOS REFERIMOS AO BLACKJACK.
A história do Blackjack começa em meados da década de 70 quando o desconhecido Michael Bolotin lança dois bons discos de rock clássico: Michael Bolotin (1975) e Every Day Of My Life (1976). Como a empreitada solo não deu certo, Bolotin resolve formar uma banda (que se fosse formada nos dias de hoje com o nome e a experiência que os caras têm atualmente, poderíamos dizer com propriedade se tratar de um super grupo), senão vejamos: para a guitarra veio Bruce Kulick (Kiss, Grandfunk Railroad), as baquetas ficaram sob a batuta de Sandy Gennaro (Cindy Lauper, Joan Jett) e o baixo com Jimmy Haslip (renomado baixista de Jazz) e os vocais a cargo de Michael Bolotin.
O Blackjack não obteve grande repercussão na mídia, mas seus discos são cultuados até hoje pelos amantes do hard rock. O 1º álbum intitulado simplesmente Blackjack saiu em 1979, o álbum trazia uma sonoridade calcada num hard rock com uma pegada blues acentuada, nota-se um certo toque de southern rock nas composições da banda. Bad Company, Whitesnake e Thin Lizzy são influências nítidas no som do Blackjack. O álbum está repleto de boas músicas, mas podemos destacar entre elas Heart Of Stone, Without Your Love e Love Me Tonight, hards de altíssima qualidade executados com perfeição. Não dá para deixar de citar as belíssimas baladas For You e Southern Ballad, onde impera o bom gosto nos arranjos e uma interpretação pra lá de majestosa desse competente vocalista que viria a atender alguns anos mais tarde por Michael Bolton (ele mesmo).

Em 1980 a banda lança o que viria a ser seu ultimo registro. World’s Apart trazia a mesma formula do álbum anterior, músicas calcadas num hard rock vigoroso e bem tocado, sendo até um pouco mais pesado que o primeiro álbum, músicas como Love Is Hard To Find, Breakaway, Really Wanna Know garantiam a qualidade da bolacha, mas o Blackjack não decolava, não dava para entender, músicos de qualidades inquestionáveis, musicas maravilhosas e nada acontecia. Diante de tal situação a banda encerra suas atividades, Michael Bolotin, muda o nome para Michael Bolton e investe mais uma vez em sua carreira solo, dessa vez carrega Bruce Kulick junto e em 1983 lança pela Columbia Records seu primeiro álbum com o novo nome e uma sonoridade baseada no AOR, na seqüência Kulick vai para o Kiss substituir Mark St John, Bolton segue em carreira solo e adentra cada vez mais na música pop, Sandy Genaro e Jimmy Haslip seguem suas bem sucedidas carreiras como músicos. Em 2008 surge o boato de um retorno do Blackjack, nada confirmado, mas com certeza seria um retorno e tanto para o Hard Rock, resta aguardar e torcer que o jogo recomece. .
Pesquisa, Texto e Fotos: Darlan Fernandes
Ilustração nas fotos: Boterock

Nenhum comentário: