terça-feira, 3 de agosto de 2010

KORZUS: SESC Santo André, 30/07/2010 - Santo André/SP.

Eduardo Guimarães - Redação TDM
Para quem curte Metal é, no mínimo, gratificante testemunhar a atual fase da carreira do Korzus, uma das bandas pilares do cenário da música pesada feita no Brasil. Arrisco a dizer que a banda passa por seu melhor momento. Ou um dos melhores. Quem duvida basta ouvir o ótimo novo disco e assistir o quinteto ao vivo com a nova turnê.
Na noite da última sexta-feira, 30, o público de Santo André, no ABC Paulista, teve essa oportunidade. O show foi realizado no teatro do SESC local. Apesar de todo o conforto das poltronas, obviamente esse não é o melhor lugar para assistir a um show de Thrash Metal. Com o espaço praticamente lotado, alguns fãs esperavam o início do show confortavelmente sentados, enquanto outros já se aglomeravam no pequeno espaço entre o palco e as cadeiras.
Pouco depois das 21h00 a fumaça toma conta do ambiente e as luzes do palco se acendem para a entrada de Rodrigo Oliveira (bateria), Antônio Araújo (guitarra), Dick Siebert (baixo), Marcello Pompeu (voz) e Heros Trench (guitarra). Ovacionados pelo público, o grupo dá início ao show com a faixa título do novo álbum, “Discipline of Hate”.
Korzus ao vivo
Duas coisas já chamaram a atenção logo no começo da apresentação. Primeiro o fato de que muitos dos presentes já cantavam junto com Pompeu a letra desta e de outras músicas novas, indicando a boa receptividade do disco com o público. Outra curiosidade é na platéia. Com mais de 25 anos de carreira, a banda conseguiu reunir diferentes gerações, com fãs aparentando entre 18 e 40 anos.
Sem muita conversa a banda apresenta “Respect”, “Never Get me Down” e “Screaming for Death”. A energia da banda se reflete no ’bate-cabeça’ à frente do palco. Pompeu agradece a presença do público, lembrando que Santo André já foi palco para alguns dos shows mais memoráveis da banda.
Em outro momento o vocalista pede aos fãs que façam o característico símbolo do Metal em homenagem aquele que ajudou a popularizar tal ato: Ronnie James Dio. Obviamente todos atendem ao pedido com alguns gritos de “Dio, Dio, Dio”. Pompeu também mandou um recado através de um gesto ao ex-treinador da seleção brasileira. Mas não foi uma homenagem tão - digamos - singela.
No repertório a banda intercalou composições novas e clássicos da carreira. “Internally”, “2012”, “Punisher”, “Guerreiros do Metal”, “Correria” e “Sadness” foram algumas das músicas tocadas no show. Antes de apresentarem “What Are You Looking For”, Pompeu pediu ao público que o ajudasse a cantar, já que ele estava muito, muito rouco. Claro que que era uma brincadeira e foi engraçado o modo como o vocalista fingiu que estava com problemas na voz.
Momentos de destaque foram durante as apresentações de “Agony”, do clássico álbum “Mass Illusion”, com muita agitação entre o público, e durante as novas “Raise Your Soul” e "Truth", perfeitas ao vivo.

Nenhum comentário: