sábado, 7 de agosto de 2010

BOTEROCK ESPECIAL DE SÁBADO - Rock History: Knebworth Festival 1985.


A EXTENSA HISTORIA DO ROCK SE CONFUNDE COM OS GRANDES FESTIVAIS REALIZADOS NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, EM 1985 FOI UM ANO PRODUTIVO PARA A PRÓRIA INDUSTRIA DO ENTRETENIMENTO, VISTA PELA ATRATIVO QUE OS FESTIVAIS PROPORCIONAVAM NAQUELA DÉCADA, ROCK IN RIO, LIVE AID, MONSTERS OF ROCK E TANTOS OUTROS. KNENBWORTH TEVE TAMBÉM SEU CAPITULO A PARTE, FOI EM 1979 QUE O LED ZEPPELIN REALIZOU PRATICAMENTE SEU ÚLTIMO GRANDE CONCERTO, ANTES DA MORTE DE BATERISTA JOHN BONHAM. NESTA POSTAGEM VOLTAMOS NO TEMPO, PRECISAMENTE 25 ANOS ATRÁS, NO ANO DE 1985, QUANDO EM 22 DE JUNHO O DEEP PURPLE ESTAVA DE VOLTA COM SUA FORMAÇÃO CLÁSSICA, TENDO COMO BANDAS DE ABERTURA NADA MENOS QUE SCORPIONS E UFO, ENTRE OUTRAS....NO TEXTO ABAIXO, TEMOS ALGUNS RELATTOS E CURIOSSIDADES DAQUELE  DIA CHUVOSO E ATRIBULADO DENTRO E FORA DOS PALCOS. 
O segundo festival de rock da década realizado em  Knebworth (não vamos contar os festivais de jazz ou os cristãos festivais de Campo Verde, realizada em 82/83) que foram promovidos por um consórcio que incluía Paul LOASBY, que foi o promotor do Monsters of Rock Festival realizado no Castelo de Donington. O objetivo era promover um importante concerto e único no Reino Unido em 1985, embalados pela volta da formação clássica do Deep Purple.
Embora houvesse uma licença para 100 mil (o que causou todos os tipos de problemas, principalmente devido aos custos com segurança, que eram excessivos) cerca de 80.000 relespectadores estiveram presentes naquele dia. O tempo estava terrível, choveu torrencialmente, tanto que este espectáculo é agora referido como "Mudworth" por aqueles que estavam presentes. Durante os anos 70 Knebworth tinha tido muita sorte com o seu tempo, os deuses do tempo dos anos 80 não eram tão amáveis.
Final de tarde em Knebworth - Junho de 1985
Os problemas com os custos com policiamento conduziu a uma audiência, que levou a reuniões duradouras, que levavam os organizadores a se perguntar -  como o festival obtinha essencialmente uma licença de apenas oito dias, tornaria viavél e  devido continuar?!. Outras reuniões foram realizadas e, uma vez que os números seriam provavelmente menos de 100 mil a polícia deixou cair suas taxas até 30 mil libras, (eles eram um mal necessário, como Knebworth foi quase sempre sem problemas, os promotores estavam fornecendo 450  para seu cast, entre administradores, apoio  e seguranças). Após todos os problemas deste porte, a presença da polícia fez pouco para evitar os enormes engarrafamentos que ocorreram após o evento.  
The Legendary UFO Band
Knebworth - 1985
Em comum com a política do  Donington Festival , LOASBY desanimado com o camping (assim como quase tudo), mesmo assim com toda a falta de motivação, não impediu que muitas pessoas chegassem quase uma semana antes. Os campistas começaram a chegar  numa segunda-feira dias antes do inicio do festival, mas felizmente a "Cobbolds" (que possuia a licença da Knebworth House) foram muito mais compreensivos e já tinham previsto um acampamento dentro do parque. Nós nunca vamos entender por que os promotores desencorajaram camping, pois permite um acúmulo gradual de pessoas nesses eventos gigantes e também permite um período de tempo muito maior para a multidão se dispersar. Aqueles sob a influência de ter mais tempo para descansar e voltar com segurança suficiente para conduzir, e os problemas com o trânsito são menores do que quando você tem 80 mil pessoas tentando deixar o local imediatamente.
Knebworth - 1985
Não havia licença para bebidas alcoolicas,  que significava que o publico que chegavam logo na entrada começava a ficar oborrecidos, e em pouco tempo tudo que entrava, como agua ou suco, era muitas vezes  disfarçado, elevando assim o grau de embreaguez de forma muito rápido, do que se tivessem de beber cerveja como um bar para servi-los. 
Momento raro entre Gillan e Blackmorre
Knebworth - 22 de J unho de 85
Seja como for, a ausência da licença e as proibições de latas e garrafas não impediu uma quase constante chuva de garrafas e latas (urina muitas vezes) descendo sobre as cabeças de pessoas na maior parte do dia. Este fato serviu para que atitudes fossem tomadas mais tarde para promover shows de rock pesado da época, mas era um fenômeno novo em Knebworth, que sempre tinha sido um ambiente bastante seguro para o público em ocasiões anteriores. As coisas também não andaram bem nos bastidores,  os problemas de relacionamento  com os membros do Deep Purple eram claros, o clima da plateia parecia ter se espelhado na arena principal, com vários membros do Purple (que podemos adivinhar quem), com uma briga antes do show que levaram à ficarem separadoes nos trailers que serviam de camarins, um problema a mais para os organizadores no backstage, sem nenhuma chance de reconciliação antes do concerto, e sem espaço para acomodar todos em separados (já que um não conseguia olhar para a cara do outro) tornou-se um problema em transitar entre os espaços no backstage ....
No entanto, mesmo os privilegiados têm seus dias ásperos, e Ritchie Blackmore teve que fazer de sua maneira para chegar até o palco, segurando um guarda-chuva na mão, protegendo sua guitarra da agua e lama. Ele também usava botas para manter-se fora da lama!
Grande parte do evento foi gravado pela boa e velha BBC e 3 horas e meia, foram transmitidos ao vivo em FM. No entanto, não existe vídeo do show além de uma característica da Tv BBC, em noticiar em três minutos suas reportagens para seus telejornais, atualmente devidamente arquivado em seu patrimônio,  sem acesso ao publico. 
Como  Donington, não era mais  o  único festival  em  encerrar  todos os shows com fogos de artifício, Knebworth também recorreu a este articio com menas pompa que seu concorrente. Já em relação ao som,  com um limite de 90dB tinham sido impostas pelas autoridades, o que não teria impressionado os fãs na parte traseira da arena. Com o PA era colossal, capaz de uma saída de 250 mil watts, tornou-se um pouco decepcionante para os fãs e organizadores.
O clima também não ajudava, se alguém está de pé por horas na chuva urinando e ficando mais frio e mais frio, é preciso estar inspirado com as bandas, se isso não acontecer, e a apatia em tocar deixa o público entediado e chateado, tendem a fazer coisas tolas como a urina sendo jogada em garrafas cheias e objetos  arremessados no palco, deixando cheio de contrariedade quem estava  se apresentando   (com uma apresentação entendiante a banda  Meatloaf, sofreu todos esses revés), levando o publico presente simplesmente a ficarem à toa, desligado.
Deep Purple - Formação Clássica em 85
Já o Deep Purple estava lá como headline do festival, mesmo com todos os problemas que se seguiam, Blackmore e sua trupe comecaram incendiando Knebworth, mesmo demonstrando irritação pelo fato acontecido Blaclmore se mostrava o mais inquieto dos Purple´s em cima do palco,  os demais membros, Lord,  Glover e Paice comandavam bem seus instrumentos, já o vocalista Ian Gillan se mostrava  com uma performance irregular - Uma dúvida ficou no ar depois da apresentação  - ou estavam apáticos e sem inspiração naquela noite ou foram melhores nos velhos tempos. Antes a banda alemã Scorpions abriria para o Deep Purple, o que levou um tempo de espera de duas horas entre o final do show do Scorpions e o início de uma afiada apresentação do Purple, numa antecipada previsão para os entorpecidos e briguentos Gillan e Blackmore, o Purple não conseguiria superar as expectativas naquela noite, para os vários criticos ali de plantão. 
Knebworth - 1985
Entre outros problemas fora e dentro do palco, vários aquecedores foram queimados, vazamentos nas laterais do palco tiveram  que ser envolts  com polietileno para poder isolar todos os equipamentos que dependiam de corrente elétrica e não danifica-los, haviam filas horrendas para obter bebidas quentes e alimentos, os gabinetes transbordaram e para o cúmulo de geral, os telões de vídeo que serviam para uma grande parte do publico podessem assisrtir e acompanhar o que estava se passando em cima do palco, tornou-se frustante, muitos dos 80.000 telespectadores que ali compareceram, estavam, enxarcados o frio era intenso e visibilidade prejudicada  e  não podiam ver adequadamente as performances dos seus idolos (isso foi uma vergonha, uma vez que não havia caminho de volta, as apresentações em 1976 dos Stones, teria sido melhor se fossem gasto o equivalente a £ 15.000 de investimento para um trabalho de equipamento de vídeo). Após o final da apresentação do Deep Purple, o resto da noite foi gasto para tirar veículos da lama, que tinha assumido proporções de atoleiro. Para completar, dezenas de pessoas presente em Knebworth naquela noite, foram tratadas por hipotermia.



What fun .....



Fonte: Ukrockfestivals.com

Nenhum comentário: