terça-feira, 13 de setembro de 2011

JON ANDERSON: Novo álbum solo do ex-vocalista do Yes traz de volta sua veia progressiva com belas melodias.



Co-produzido pelo próprio vocalista e sua esposa Jane Luttenberger Anderson, “Survival And Other Stories” traz Jon Anderson de volta  e revigorado no que ele sabe fazer de melhor, ou seja, rock progressivo, e mesmo assim consegue se distanciar de sua ex-banda Yes, depois de 40 anos  liderando os vocais e tornando-se referência dentro do mundo do rock progressivo.
Embora gravado ano passado como é informado na contra capa do álbum, Anderson parece que por algum motivo trouxe a luz seu novo projeto solo  poucos dias após sua ex-banda lançar seu novo álbum, o ótimo "Fly From Here", o segundo álbum do Yes sem sua presença.
Em “Survival And Other Stories” logo aos primeiros acordes nos remete a sadia parceria de Anderson com o tecladista Kitaro, em “Unbroken Spirit” com sua percussão forte e marcada, poderia se encaixar muito  bem no álbum  "Dream" de 1992, (que considero uma das melhores parcerias que Anderson formou durante sua longa carreira solo). E o grego Vangelis  em "Private Collection" de 1983, na bela "Effortlessly".
Com seu estilo inconfundivel de conduzir vocalmente toda sua obra, Anderson consegue emocionar  como poucos, a exemplo das faixas “Big Buddha Song” e  “Just One Man”, onde as emoções se encaixam com melodias bem elaboradas.
Sem abusar dos instrumentos eletricos, o   álbum  tem harmonicamente um tratamento acústico primoroso, a ressalva negativa fica por conta do andamento programado da bateria, deixando a intusiasmada  “Love Of The Life” com uma roupagem reta e sem brilho.
Jon Anderson já teve seus arrombos solos, quando em uma época não muito distante apostou na World Music,   mas não foi muito longe, quando resolveu juntar sua veia progressiva com ritmos latinos e até mesmo a MPB, o resultado eram álbuns que soavam com uma "orgia" sonora, e na maioria das vezes não chegavam a lugar algum. 
Ao ouvir as belas onze faixas de “Survival And Other Stories” mesmo com todas as belissimas melodias, fica claro que a tônica do novo álbum é a voz melodica e sutil de Anderson, apoiado por violinos, baixo, piano, violões e o seu misticismo, formam um universo particular, uma marca registrada, que atende pelo nome de Jon Anderson.    



Almir Lopes.

Nenhum comentário: