segunda-feira, 12 de julho de 2010

TONY IOMMI: Guitarrista faz um balanço sobre sua jornada ao lado de Dio. E de um futuro ainda incerto do Black Sabbath.

O guitarrista Tony Iommi concedeu uma extensa entrevista ao jornal britânico Sunday Mercury, publicado neste domingo, 11, onde falou sobre o falecido companheiro de banda Ronnie James Dio e sobre a atual situação do Heaven & Hell e do Black Sabbath.


Na matéria, Iommi relembra o primeiro contato com Dio, seu convite para ingressar no Black Sabbath e os últimos acontecimentos antes da morte do vocalista. “A primeira vez que encontrei Ronnie foi em uma festa em Los Angeles e logo nos demos bem”. Iommi disse ainda que a simplicidade de Dio foi algo que o cativou, caracteristica diferente de muitas pessoas do meio artístico.

Quando as coisas não estavam funcionando com Ozzy eu chamei Ronnie e o convidei para um ensaio. Ele tinha acabado de deixar o Rainbow e estava livre. Chame de destino ou do que quiser. Ele foi muito bem. Toquei alguns ‘riffs’ em que estava trabalhando e ele começou a cantar. Na hora que terminamos, eu sabia que ele era o novo vocalista do Black Sabbath”.

Caímos na estrada em uma longa turnê e foi dificil pro Ronnie assumir o posto de Ozzy. No princípio a platéia ficada gritando ‘Ozzy, Ozzy, Ozzy’, mas Ronnie foi um cantor brilhentemente bom e trabalhou bem a multidão. Em algumas apresentações ele já tinha sido aceito. Tocamos nos Estados Unidos, Europa, Australia, Japão e melhorava a cada show”.

Se Ronnie não tivesse chego naquele hora, como ele fez, acho que o Black Sabbath teria terminado ali, mas ele tinha uma voz única e foi tão profissional, que nos deu uma boa razão para continuar. Ele nos deu algo novo”.

Tony iommi também contou sobre os primeiros sintomas de que Dio estava com algum problema. Em alguns shows da turnê de divulgação do disco “The Devil You Know” Dio se queixava de dores no estômago que à princípio todos acharam que fosse apenas uma queimação estomacal. Mesmo tomando alguns remédios, as dores de Dio não diminuiam.

Quando o Heaven & Hell terminou a turnê, Tony Iommi foi tratar do problema em sua mão e Dio iria fazer uma pequena turnê solo, quando decidiu ir ao médico e descobriu o câncer no estômago.

Eu não pude acreditar. Ainda não posso acreditar. Estava falando com Ronnie apenas uma semana antes dele morrer e ele estava otimista. Ele me contou que a quimioterapia parecia estar funcionando. O tumor estava diminuindo e lhe deram permissão para voltar à estrada”.

Deram sinal verde para nossa turnê de verão e nos falavamos constantemente ao telefone, decidindo quais canções faríamos. Ronnie estava muito animado. Tentaríamos algumas canções novas. A banda estava ótima”.

Mas no início de maio descobriram que o câncer tinha se espalhado para o fígado de Ronnie, e as coisas foram piorando rapidamente. Cancelamos todas as datas da turnê, esperando que ele passasse por essa. Ele foi um lutador”.

Na entrevista Tony Iommi também contou que o baixista Geezer Butler deu todo o apoio ao amigo, enquanto Dio passava pelo tratamento. “Eu tive que voltar pra Bretanha mas mantive contato por telefone e e-mail. Então recebi o telefonema que temia. Geezer me disse que achava que Roonie não tinha muito tempo de vida. Tentei pegar o primeiro vôo, mas foi tarde. Não fui rápido o bastante para dizer adeus”.

No próximo dia 24 de julho Tony Iommi, Geezer Butler e Vinnie Appice farão um show tributo a Dio no festival High Voltage, em Londres. Iommi comentou sobre o evento que marcará o fim do Heaven & Hell.

Esta será a última apresentação que tocaremos como Heaven & Hell. Escolhemos o nome porque era a formação do Black Sabbath que fez o álbum ‘Heaven and Hell’. Não poderíamos continuar com esse nome sem Ronnie. Não seria certo e nenhum de nós tem o desejo de fazer isso. Também não podemos nos chamar de Black Sabbath”.

Neste show a banda contará com os vocalistas convidados Glenn Hughes e Jorn Lande. Iommi contou que a banda chegou a pensar em convidar Jorn para abrir a próxima turnê do Heaven & Hell com a intenção de chamar Jorn Lande ao palco, caso Ronnie James Dio não conseguisse se apresentar.

Sobre o futuro, Tony Iommi disse que há o desejo de continuar tocando, mas não sabe sob qual nome ou com qual vocalista. Ele deve se encontrar com Geezer Butler nos próximos dias para alguns ensaios e para decidirem o futuro.

Sobre um possível retorno do Black Sabbath original, Iommi disse que conversou com Ozzy após a morte de Dio. “Eu e Ozzy temos um relacionamento complicado, mas sempre mantemos contato. Eu vou tocar novamente com Ozzy? Quem sabe? As coisas são estranhas entre mim e Ozzy”.

Fonte: Redação TDM\Fotos: Web

Nenhum comentário: