quinta-feira, 22 de julho de 2010

ROGER WATERS: Show antológico em comemoração a queda do muro alemão faz 20 anos.

No dia 21 de julho de 1990, Roger Waters, ex-baixista do Pink Floyd, fez um dos maiores e mais importantes shows da história do rock. Perante 200 mil pessoas, na Potsdamer Platz, em Berlim, ele, acompanhado por vários astros da música pop, tocou na comemoração da queda do Muro de Berlim, ocorrida no ano anterior (1989).
Marco da Guerra Fria, o Muro de Berlim dividia a cidade de Berlim em ocidental e oriental. Com o colapso do bloco comunista, a edificação acabou sendo derrubada, e a cidade passou a ser uma só, novamente.
Não foi por acaso que Waters resolveu organizar esse show comemorativo. No disco The Wall (1979), do Pink Floyd, concebido quase que totalmente por ele, o tema era exatamente os muros que separam as pessoas e as impedem de ser livres, tanto os físicos como os educacionais e mentais.
No show em Berlim, o ex-baixista e vocalista do lendário grupo britânico contou com a participação de Scorpions, The Band, Bryan Adams, Jerry Hall, Cyndi Lauper, Joni Mitchell, Sinead O'Connor, (que se recusou a voltar ao palco depois de uma longa queda de energia elétrica, no começo de sua apresentação), The Hooters e Van Morrison, além do ator Tim Curry.
The Wall Live at Berlin 1990
Acompanhado por uma banda intitulada The Bleeding Heart e também pela orquestra e coro Rundfunk, da hoje extinta Berlim Oriental, e da orquestra militar do exército soviético.
O grande momento do show é a clássica Another Brick In The Wall Part.2, maior sucesso da carreira do Pink Floyd. Outro destaque é a incisiva Confortably Numb, interpretada pela voz poderosa do irlandês Van Morrison.
Em estratégia de marketing incomum para a época, o show foi gravado e lançado em setembro daquele mesmo ano, menos de dois meses depois de ter sido realizado, com renda destinada a entidades beneficentes.
No dia 15 de setembro, Roger Waters inicia no Canadá a turnê na qual tocará The Wall na íntegra. Os shows devem passar por vários países, e em pelo menos um deles, Dave Gilmour, também ex-Pink Floyd, fará participação especial.
Waters já havia feito o mesmo, anteriormente, só que com outro trabalho mitológico do Pink Floyd, o álbum Dark Side Of The Moon, que passou pelo Brasil. Cruzem os dedos para que esse novo show também marque presença por aqui.

Fonte: R7\Fotos: Web

Nenhum comentário: