sexta-feira, 4 de maio de 2012

VIRADA CULTURAL 2012: Veja o que vai rolar no Palco Rock.


A Virada Cultural 2012 na cidade de São Paulo é a edição que mais rock trouxe para o evento. A quantidade de atrações de qualidade en todos os gêneros é estimulante, embora seja complicado sair de um palco para outro por contra da simultaneidade de atrações – e da distância entre shows.
O palco mais roqueiro e mais interessante é o São João. São sete as atrações internacionais: Suicidal Tendencies, Iron Butterfly, Black Oak Arkansas e White Denim. As três primeiras são imperdíveis.
A mais esperada é de longe o Suicidal Tendencies. Criadores do crossover, mistura de hardcore com thrash metal, surgiu em 1981 em Venice, Los Angeles, com um visual autêntico e original, caindo para o punk, mas com um som muito pesado. Após um hiato nos fim dos anos 90, voltou no final da década seguinte sem a pegada nos trabalhos mais recentes. Ainda assim, é imperdível.



Iron Butterfly provavelmente será a melhor atração, não só pela história rica que sua carreira de mais de 45 anos de estrada, mas pela qualidade de sua música. É considerada uma das pioneiras do heavy metal, ao lado de Black Sabbath e Blue Cheer.
A banda californiana ficou mundialmente conhecida pelo álbum de estreia, o clássico “In-na-gadda-da-vida”. O disco atingiu logo de cara a impressionante marca de 8 milhões de cópias de vendidas. “In-na-gadda-da-vida”, foi o primeiro LP da história a ganhar um disco de platina.
O Black Oak Arkansas é da praia do southern rock, contemporâneo de Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd e Molly Hatchet. É considerada uma banda cult, que tem como grande atração o vocalista James “Big Jim Dandy” Mangrum. Já o White Denim é desconhecida por aqui, fazendo uma mescla de psicodelia, blues, punk e jazz, tudo temperado com um molho texano. É uma atração curiosa, assim como os argentinos do La Renga, que mistura rock, pop e blues.
As demais atrações internacionais são os norte-americanos de Tito & Tarântula, de origem hispânica e que são figuras frequentes em trilhas dos filmes do diretor Quentin Tarantino, e Members of Morphine with Jeremy Lyons – saxofonista Dana Colley e o baterista Jerome Deupree, membros originais da cultuada banda Morphine, se juntam ao guitarrista e baixista Jeremy Lyons para interpretar os clássicos da banda que terminou subitamente em 1999 após a morte, em pleno palco, do baixista Mark Sandman.
Entre as bandas brasileiras deste palco, Titãs e Made in Brazil são os destaques. Os Titãs estão em plena comemoração dos 30 anos de carreira e vão tocar na íntegra o clássico álbum “Cabeça Dinossauro”. Já o Made in Brazil vai pela mesma praia, executando inteiro o seu clássico “Jack, O Estripador”.
O Mutantes também tocam neste palco, mas aparecem mutilados, com apenas o guitarrista Sérgio Dias como integrante da formação original e clássica. Não espere grande coisa desta que é certamente a banda mais superestimada do rock nacional.

Serviço:
Palco ROCK da Virada Cultural 2012!
Data: 05 e 06 de Maio de 2012 (sábado e domingo) – São Paulo/SP
Local: Avenida São João, altura do número 1100.

Horários.







Fontes: Combate Rock\ViradaCultural.org

Nenhum comentário: