segunda-feira, 26 de março de 2012

UFO: "Seven Deadly" soando clássico.

A veterana banda britânica UFO lança um novo trabalho de estúdio, depois de passar pelo Brasil em maio de 2010, durante a turnê de “The Visitor” (2009). Ainda sem Pete Way (aqui substituído pelos baixistas convidados Rob DeLuca, Lars Lehmann e Barry Sparks, que já tocou em vários discos de Michael Schenker), mas com os integrantes originais Phil Mogg, Paul Raymond e Andy Parker, e novamente com Vinnie Moore, “Seven Deadly” traz o som clássico do UFO.
O UFO ainda soa como UFO por dois motivos: pelas composições, todas assinadas por Mogg, em parceria com Paul Raymond ou com Vinnie Moore, e pela habilidade deste último.
No aspecto composição, encontramos várias músicas com a cara do UFO. “Waving Goodbye”, que fecha o disco, é aquela típica canção “na boa” da banda, que exala frescor como nos seus lançamentos dos anos 70, e no mesmo estilo estão também “Steal Yourself” e “Burn Your House Down”. Os rocks empolgantes com riffs espertos e ritmo de bateria simples e eficiente (sim, Andy Parker sempre tocou como Phil Rudd, do AC/DC) estão presentes com “Fright Night”, “Mojo Town” e “The Last Stone Rider”.
A influência do rhytm & blues se destaca na bluesy “The Fear”, no rock rápido com pegada blues “Wonderland” e ainda na malandra “Year of the Gun”. Além disso, como antigamente, o UFO abre espaço para músicas mais longas e trabalhadas em “Angel Station”.
Quanto a Vinne Moore, ele se mostra a escolha acertada para ocupar o lugar do insubstituível Michael Schenker, pois é um virtuoso que prioriza a melodia nos seus solos, como fazia o alemão. O seu solo em “Wonderland” não deixa dúvidas quanto a isso, alinhando melodia e incrível inventividade - o trecho com as cordas abafadas, as notas rápidas, os “gritinhos” e o final da faixa são característicos de Michael Schenker. Ao longo do CD, são vários os exemplos de que o UFO mantém essa particularidade tradicional de contar com solos incríveis em suas canções.
E não há como deixar de mencionar a excelente performance de Phil Mogg como vocalista. Do tipo que não precisa gritar nem forçar o gogó para arrasar, Mogg põe a interpretação acima de tudo. Ouça “Angel Station” e “Waving Goodbye” e sinta a emoção que o cantor coloca no seu trabalho.
Tendo a consciência de que o UFO provavelmente nunca nos brindará novamente com uma música tão marcante como “Doctor Doctor”, podemos considerar que "Seven Deadly" está acima das expectativas.

Faixas:
01. Fight Night
02. Wonderland
03. Going Down Mojo Town
04. Angel Station
05. Year Of The Gun
06. The Last The Stone Rider
07. Steal Yourself
08. Burn Your House Down
09. The Fear
10. Waving Goodbye

Selo: Steamhammer    -  Ano de lançamento: 2012



Eduardo Kaneco
Redação TDM

Nenhum comentário: