sábado, 31 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA HARD ROCK: 12 Lançamentos de destaque em 2011.

Mais um ano que se foi e vai deixar muitas saudades.... Com essa frase meu amigo Darlan Fernando do Blog Hard Forever começou sua despedida de 2011, fazendo uma retrospectiva do estilo Hard Rock que ele domina como ninguém, e que agora trago para vocês aqui do Boteko na primeira postagem de 2012......
E com a "palavra" D. Fernando.....Tivemos um ano farto de bons lançamentos dentro do estilo, bandas antigas com novos álbuns fazendo bons discos, bandas novas surpreendendo a todos com grandes álbuns, garantindo assim a renovação do bom e velho Hard Rock. Vamos fazer nesse post uma retrospectiva dos lançamentos deste ano, abordaremos alguns álbuns que foram lançados mês a mês. Vem comigo!

Janeiro:
O ano de 2011 já prometia desde o inicio, senão vejamos, uma das bandas responsáveis pela mistura do rock progressivo com o hard rock estava lançando um novo álbum, mas não se tratava de mais um álbum, “The Visitation” trazia o Magnum em sua melhor forma, renovado sem perder as origens, um disco realmente especial. Outro destaque daquele mês foi o Bad Habit, seu mais novo álbum “Atmosphere” trouxe para os fãs um peso a mais, mas nada que comprometesse a melodia que é sem sombra de dúvida a maior qualidade da banda. Podemos destacar ainda nesse mês o Bonfire com o álbum “Branded”, o Last Autumn’s Dream com “Yes”, o Miss Behavior com o álbum “Last Woman Standing” e o Hurtsmile, projeto de Gary Cherone (Extreme) com seu álbum auto intitulado.

Fevereiro:
O mês de fevereiro nos trouxe a agradável surpresa vinda da Russia, o Pushking se apresentou ao mundo com uma belíssima coletânea, os caras tiveram a brilhante idéia de convidar vários artistas de renome para cantar suas canções e depois lançaram tudo sob o nome de “The World As We Love It”, um Best of que contou com as presenças de Paul Stanley, Nuno Betttencourt, Billy Gibbons, Alice Cooper entre outras feras do Hard Rock. Atende pelo nome de Voodoo Circle a banda responsável por um dos melhores discos de Classic Hard Rock dos últimos tempos, o álbum em questão tem o seguinte titulo: “Broken Heart Syndrome” e trás canções maravilhosas calcadas na melhor fase de Whitesnake e Rainbow, executadas por músicos competentíssimos. Podemos citar ainda no mês de fevereiro o Shakra com o álbum “Back On Track” e o The Treatment com “This Might Hurt”.

Março:

Esse foi o mês de uma das maiores bandas da história do Hard Rock lançar seu novo álbum. Depois do sucesso de seu álbum anterior o Whitesnake trouxe de volta com o álbum “Forevermore” aquela sonoridade hard/blues que marcou o inicio da carreira da banda, mas não deixou de lado a pegada furiosa do hard rock de álbuns como “1987” que é uma referência em se tratando dessa nova fase da banda. Brian Robertson ficou famoso por tocar em dois monstros do Rock And Roll, Thin Lizzy e Motorhead. Nesse seu mais recente álbum intitulado “Diamonds And Dirt”, ele veio com uma proposta diversificada, ora soando mais blues rock, ora soando mais hard arena, um álbum muito interessante, com musicas para agradar a mais de uma geração de fãs. Podemos destacar ainda no mês de março: Michael Monroe com o álbum “Sensory Overdrive”, o 8-IS com “Frame Of Us” e o Demon’s Eye com o álbum “The Stranger Within”.

Abril:
O mês de abril foi realmente gratificante, mais uma das maiores bandas da história do Hard Rock lançava seu álbum mais novo, o Uriah Heep nos brindou com um álbum fabuloso, a banda se mostrou está com todo o pique para continuar sua bem sucedida carreira que só vem se consolidando nos últimos anos, “Into The Wild” é a prova disso. O Warrant foi à incógnita do mês, mas só até o play começar a rolar, a banda veio com um disco muito bom, o novo vocalista deu novos ares ao som dos californianos, “Rockaholic” é um dos grandes álbuns do ano sem dúvida. Podemos destacar ainda: Nazareth com o álbum “Big Dogz”, o The Poodles com “Performocracy” e o King Kobra com seu álbum auto-intitulado.

Maio:

Sem dúvida nenhuma um dos melhores álbuns do ano foi lançado esse mês, “Faster” do experiente músico Ken Hesley que nesta empreitada não atuou sozinho, tanto que a capa do álbum trazia nomeado Ken Hesley & Live Fire. Que álbum maravilhoso,  Classic Hard Rock com um pé no futuro, mas sem exageros, tudo muito bem dosado, o estilão britânico predomina em toda a bolacha, um álbum feito para o fã vibrar.  O Danger Avenue foi à grande surpresa do mês, os caras fazem aquele sonzão do final dos setenta e inicio dos oitenta com maestria, Tigers Of Pan Tang e Boston servem de referências, com “Long Overdue” musicalidade de sobra para emplacar varias canções na parada, muito boa banda. Podemos destacar ainda nesse mês de maio o Journey com “Eclipse”, Mark Clarke com “Moving To The Moon” e o Dynazty com o álbum “Knock You Down”.

Junho:

O mês de junho nos brindou com um belíssimo álbum do vocalista Rob Moratti, “Victory” nos trazia Classic Hard Rock de primeira, as canções tinham ecos de Rainbow e Journey e eram alicerçadas num instrumental conciso e criativo, cortesia de músicos como Reb Beach e Tony Franklin que participaram do play.  O Farcry nos brindou com o seu segundo disco, um ótimo álbum de Hard Rock no estilo dos anos 90 intitulado “Optimism”, podemos citar o Danger Danger e o Firehouse como referências, mas que fique claro que os caras tem personalidade e imprimiram a sua cara no som apresentado. Podemos citar ainda como destaque desse mês o Night Rangers com o álbum “Somewhere In California”, o vocalista Jamie Allen com seu álbum de estréia intitulado “The Storyteller”, o Stampede com “A Sudden Impulse” e o Outloud com o álbum “Love Catastrophe”.

Julho:

Os suecos do The Gloria Story vieram no melhor estilo The Darkness, roubaram a cena no mês de julho, a sonoridade que essa banda nos trouxe em “Shades Of White” remete a Thin Lizzy e Cheap Trick, hard rock de primeiríssima qualidade mais ou menos como nos final dos 70 e inicio dos 80. O vocalista da banda House Of Shakira soltou o seu segundo álbum solo, Andreas Novak nos brindou em “NoVakation” com um AOR de altíssimo nível, melodias vocais muito bem feitas e canções primorosas. Podemos citas ainda: os alemães do Sara Sucks com “Ride It Hard” e o Infinity, antiga banda de Mitch Malloy e Reb Beach com seu auto-intitulado álbum.

Agosto:

The Union, o novo projeto do guitarrista do Thunder Luck Morley, nos brindou com um hard blues contagiante e muito bem executado, com “Siren’s Songs”, toques finos de hard setentista bem na linha Led Zeppelin foram sendo servidos em doses embriagantes aos nossos ouvidos que pediam um pouco mais a cada instante. Kruk é um nome estranho, mas esses poloneses surpreenderam com um disco maravilhoso, Deep Purple puro, guitarras tocadas com uma precisão e um feeling dignos de um Richie Blackmore, este play maravilhoso recebeu o titulo de “It Will Not Comeback”. Vale citar ainda no mês de agosto os seguintes lançamentos: Work Of Art com o álbum “In Progress”, Quietly Violent com “An American Disease” e o nosso Marc Ferreira com “Are You In”.

Setembro:

A continuação de um clássico, de um disco lendário. “Welcome 2 My Nightmare” do mito Alice Cooper foi lançado esse mês e como a primeira parte, esse se tornou um clássico imediato. Tão plural em sua variedade de estilos, tão singular na simplicidade de cada canção, simplesmente um clássico. Eis que o Chickenfoot solta o seu segundo álbum, “III”, titulo interessante para um segundo álbum, nos mostra uma banda mais entrosada e direcionada a um hard rock setentista que pega na veia a cada audição, um disco fadado a se tornar clássico de cara. Esse mês ainda destacamos o Dr. Sin com o álbum “Animal”, o Foreigner com “Feel Like The First Time”, o House Of Lords com “Big Money”, o Helix com “Skin In The Game”, o White Widdow com o álbum “Serenade” e o vocalista Sebastian Bach com “Kicking & Screaming”.

Outubro:

 Um álbum onde o mais puro Hard Rock oitentista brota a cada nota executada, esse é “Animal Attraction” dos finlandeses do Reckless Love. Os caras fizeram um dos melhores álbuns do ano. Melodias pegajosas, refrãos em coros perfeitos, solos de guitarra viciantes, enfim tudo que de melhor marcou nos anos 80. Mitch Malloy resolveu voltar sua carreira de novo para o Hard Rock, e graças aos céus ele fez isso, pois nesse estilo esse cara tem lugar cativo no coração dos fãs. “II” é um álbum com a marca do Hard Arena, ganchudo como tem que ser, instrumental perfeito, fazendo a base para uma das mais belas vozes do estilo. Destaque ainda para os seguintes lançamentos: Fiona em seu retorno com o álbum “Unbroken”, O Steel Panther com “Balls Out” e Gary John Barden com seu álbum intitulado “Eleventh Hour”.

Novembro:

Hard Rock setentista com uma forte pegada Rock and Roll no melhor estilo Rollig Stones foi o que prometeu aos fãs o vocalista e lider do Bang Tango, e não é que o cara cumpriu mesmo com a sua promessa, puta discaço de Hard Rock esse “Pistol Whipped In The Bible Belt”, pesado na medida certa, sem frescura, para se ouvir tomando uma cerveja. Matti Alfonzetti nos faz viajar para os anos 80 e 90 com seu “Here Comes The Night”, uma época onde bandas como Bon Jovi, Firehouse e Danger Danger nos brindavam com um Hard Rock da melhor qualidade. Você já tem as referencias, agora é só fazer a festa. Nesse mês de novembro ainda destacamos o Talon com o álbum “III”, o “Scorpions” com o álbum de regravações e covers “Comeblack” e o Fastway com “Eat Dog Eat”.

Dezembro:

Mais uma banda que nos permite concluir que teremos Hard Rock de qualidade ainda por muitos e muitos anos. O Soul Seller vem da Itália e o que esses caras fizeram nesse “Back To Life” foi algo digno de menção honrosa, que disco maravilhoso, cada canção é uma viagem onde o fã sai cantando junto a cada nova melodia que vai surgindo. Bon Jovi (anos 80) e Danger Danger são referncias para a sonoridade dessa ótima banda. Os veteranos do Wishbone Ash gravaram um álbum de respeito, Classic Hard Rock de primeira linha. “Elegant Stealth” tem sua base nas guitarras siamesas que por vezes aparecem de forma maravilhosa nas canções para dar um brilho todo especial a musica da banda, grande disco! Podemos citar ainda os seguintes lançamentos: Angeline com o álbum “Disconnected”, os brasileiros do Paradise Inc. com o ótimo “Time”, os veteranos Beggars & Thieves com “We Are The Brokenhearted” e o Last Autumn’s Dream com “Nine Lives” (esse não deu para ouvir direito ainda, pois só saiu hoje, mas de cara promete!).  


FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!


Fonte: Hard Rock Forever (D. Fernando e Rafael CP). 

Nenhum comentário: