quarta-feira, 7 de abril de 2010

KORZUS: Banda chega aos seus 25 anos, com álbum novo e videoclip.

O TDM acompanhou a gravação do novo videoclipe da banda e conversou com os músicos sobre o atual momento do Korzus. Confira.


Eduardo Guimarães
Redação TDM

Quantas bandas surgiram no cenário nacional nos anos 80 e desapareceram no decorrer dos anos? Quantas se mantiveram na ativa passando por altos e baixos na carreira? Os motivos, tanto dos que fazem parte do primeiro grupo quanto do segundo, são variados. Mas talvez exista algo que represente os que continuam na estrada atravessando os momentos de calmaria e de turbulência: fé no trabalho. Essa fé é o que parece emanar do Korzus neste ano em que a banda comemora 25 anos do primeiro registro oficial, a participação na coletânea “SP Metal”. Mas fé só dá resultado através de muito trabalho e é isso o que anda mantendo o grupo ocupado atualmente. No início de março o Território da Música foi convidado a acompanhar uma parte desse trabalho: a gravação de um novo videoclipe. Nessa matéria você confere um pouco sobre como foram as gravações e outras curiosidades sobre essa nova etapa da carreira da banda.


Truth - A gravação
A locação escolhida para a gravação foi a casa de shows Espaço Lux, em São Bernardo do Campo. Cheguei ao local às 19h00 e a equipe técnica já trabalhava desde o início da tarde na montagem dos equipamentos. À primeira vista o cenário parecia simples. Cinco telões montados em armações metálicas localizados no centro da pista da casa de shows formando um semicírculo. Duas tochas de luzes colocadas no chão à direita e à esquerda de cada telão, convergindo suas luzes para o centro da tela. Uma equipe com cerca de 15 pessoas ajusta luzes, projetores e câmeras sob o comando de Ricardo ‘Micka’ Michaelis, o diretor do videoclipe. Micka é o responsável pelo documentário “Brasil Heavy Metal”, que está em fase de finalização. Em breve você confere uma matéria com o diretor aqui no Território da Música. O que parecia simples se transforma quando as projeções começam a surgir nos telões e “Truth” - a música escolhida para ser o primeiro videoclipe - ecoa nas caixas de som. Em cada telão aparecem os rostos dos integrantes da banda: Heros Trech (guitarra), Antonio Araújo (guitarra), Dick Sieberg (baixo), Rodrigo Oliveira (bateria) e Marcello Pompeu (voz). Por volta das 22h00 os músicos tomam seus lugares em frente aos telões para darem início a gravação propriamente dita. Os trabalhos só terminaram na manhã do dia seguinte. Quem pensa que fazer um videoclipe de qualidade é algo fácil - mesmo sem grandes efeitos digitais ou pirotécnicos - saiba que não é. São infinitos ajustes e correções para levar ao fã o melhor trabalho possível. E é isso que os fãs do Korzus terão quando o videoclipe for lançado.


Truth - A gravação
A locação escolhida para a gravação foi a casa de shows Espaço Lux, em São Bernardo do Campo. Cheguei ao local às 19h00 e a equipe técnica já trabalhava desde o início da tarde na montagem dos equipamentos. À primeira vista o cenário parecia simples. Cinco telões montados em armações metálicas localizados no centro da pista da casa de shows formando um semicírculo. Duas tochas de luzes colocadas no chão à direita e à esquerda de cada telão, convergindo suas luzes para o centro da tela.Uma equipe com cerca de 15 pessoas ajusta luzes, projetores e câmeras sob o comando de Ricardo ‘Micka’ Michaelis, o diretor do videoclipe. Micka é o responsável pelo documentário “Brasil Heavy Metal”, que está em fase de finalização. Em breve você confere uma matéria com o diretor aqui no Território da Música. O que parecia simples se transforma quando as projeções começam a surgir nos telões e “Truth” - a música escolhida para ser o primeiro videoclipe - ecoa nas caixas de som. Em cada telão aparecem os rostos dos integrantes da banda: Heros Trech (guitarra), Antonio Araújo (guitarra), Dick Sieberg (baixo), Rodrigo Oliveira (bateria) e Marcello Pompeu (voz). Por volta das 22h00 os músicos tomam seus lugares em frente aos telões para darem início a gravação propriamente dita. Os trabalhos só terminaram na manhã do dia seguinte. Quem pensa que fazer um videoclipe de qualidade é algo fácil - mesmo sem grandes efeitos digitais ou pirotécnicos - saiba que não é. São infinitos ajustes e correções para levar ao fã o melhor trabalho possível. E é isso que os fãs do Korzus terão quando o videoclipe for lançado.

Truth - A concepção
A idéia do vídeo surgiu de conversas entre os músicos e o diretor e faz parte do conceito dessa nova etapa na carreira da banda. A intenção é realmente mostrar os rostos dos integrantes, fazer com que o Korzus não seja apenas um nome, mas que seja reconhecido pela imagem daqueles que formam a banda. Partindo desse princípio o diretor Micka teve a idéia das multi-projeções. “São eles sobre eles mesmos. Como a música é ‘Truth’, fala da verdade, vamos colocar um de frente para o outro”. É como se cada integrante encarasse sua própria verdade. Cada membro do grupo foi gravado separadamente no estúdio e essas imagens são exibidas nos telões enquanto a banda executa a música. “Sempre que a gente enquadrar um plano, teremos a imagem do Pompeu e no fundo está o Heros, temos o Antonio e no fundo o Dick, então eles estão sempre presentes”, explica o diretor. O baterista Rodrigo Oliveira contou porque a banda escolheu “Truth” para ser o primeiro videoclipe. “Ela foi a última música composta pela banda, foi a primeira a ser gravada e acabou mudando o nosso conceito do disco. Toda a força e a energia do álbum estão representadas na ‘Truth’. Se você escutar o CD inteiro vai perceber isso. O peso está nela”.

Discipline of Hate - O novo álbum

O novo álbum do Korzus é chamado “Discipline of Hate” e trará 14 faixas. A banda está em negociação para lançar o álbum na Europa e na América do Norte. Além das 14 faixas oficiais, a banda gravou outras músicas que serão lançadas como bônus nas edições internacionais do álbum. Existe ainda a possibilidade do videoclipe de “Truth” ser inserido como faixa multimídia no disco ou ser lançado em uma edição especial. Tudo isso ainda está sendo negociado com a Laser Company, gravadora que vai lançar o CD. “Na verdade é tudo um jogo de tempo”, comenta Pompeu. "Músicas bônus, capa ‘digipack’, videoclipe. Esse é o caminho para incentivar o fã a comprar o álbum ou há outro modo? O vocalista Pompeu é enfático: “ boas músicas. O que você pode fazer para as pessoas comprarem seu disco são boas músicas e boa divulgação. E não adianta divulgar e as músicas serem uma bosta que ninguém compra”. Rodrigo também acredita que o principal ainda é a qualidade das composições. “Vejo um monte de bandas com atrativos legais, capas legais, só que não adianta a parte gráfica excelente e o som horrível. Tem um monte de CDs que vejo por aí e penso ‘essa banda deve ser animal’ mas quando coloco a primeira música já dá vontade de quebrar o CD. Mas, claro, nossa capa é legal, toda parte gráfica foi muito bem trabalhada nos mínimos detalhes”. “Discipline of Hate” marca a estréia da nova formação do Korzus. Na verdade não tão nova assim, mas é a estréia em disco da atual formação contando com o guitarrista Antonio Araújo, ex-Chaosfear, que participou do processo de composição de quase todas as músicas novas. “Colaborei na maioria delas, algumas já estavam prontas”, conta Antonio, até ser interrompido por Heros. “Teve duas [músicas] que a gente deu pra ele por um ‘riffizinho’... (risos). É brincadeira, o Antonio teve participação quase em 100% das composições”. Por ser o ‘cara novo da banda’, Antonio é a vítima preferida das brincadeiras de Heros Trech. “Ele está aprendendo. Tá certo que o cara não é nada perto de mim, mas dá pro gasto”, afirma Heros entre gargalhadas gerais, inclusive do próprio Antonio. Este clima de descontração acaba contagiando e ajuda a suportar a demora de todo o processo de gravação do videoclipe.

25 anos e o futuro

Depois de seis anos sem lançar um disco, 2010 será importante para a banda por ser o início dessa nova etapa na carreira. Além do novo álbum, o Korzus passou por algumas reformulações administrativas e pretendem se dedicar fortemente na missão de levar a música do grupo para além das fronteiras brasileiras. Sem esquecer, obviamente, dos fãs que os apóiam há mais de duas décadas. A banda não adiantou os planos da nova turnê, mas assim que “Discipline of Hate” estiver nas lojas o Korzus deve voltar para a estrada e outras novidades surgirão.

Fonte: Newsletter RockOnLine

Nenhum comentário: