segunda-feira, 16 de julho de 2012

JON LORD: Músicos lamentam morte do ex-tecladista do Deep Purple.


Poucas horas após o anúncio oficial, nesta segunda-feira (16), da morte Jon Lord, cofundador e tecladista do Deep Purple, músicos de diversas bandas passaram a publicar notas de condolências em seus perfis em redes sociais.
Um deles foi Tom Morello, guitarrista o Rage Against the Machine, que postou em seu Twitter: "Descanse em paz, grande Jon Lord, tecladista do Deep Purple. Tantas grandes canções e aquele som inacreditável dele! Obrigado".
Lord tinha 71 anos e morreu após sofrer uma embolia pulmonar. Ele tinha câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na London Clinic na hora de sua morte. O músico foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968 e permaneceu no grupo até 2002, quando anunciou sua aposentadoria e foi substituído por Don Airey. Ele está entre os compositores da famosa canção "Smoke on the water". Um de seus mais conhecidos "riffs" de teclado está em "Child in time", do disco "Deep Purple in rock", de 1970.
E este mesmo álbum foi lembrado por Richard Jones, no Stereophonics, que diz o seguinte no perfil do grupo galês, também no Twitter: "Deep Purple in Rock foi o primeiro disco que comprei. Descanse em paz, Jon Lord. Lenda!".
Não foram só músicos, contudo, que lamentaram a partida de Lord. O ator Ewan McGregor, protagonista de filmes como "Trainspotting - Sem limites" (1996) e "Peixe grande e suas histórias maravilhosas" (2003), comentou no Twitter: "Jon tocou com meu grande amigo Tony Ashton [músico britânico morto em 2001]. Os dois devem estar fazendo uma jam lá em cima agora!".
'Pioneiro'
O baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, foi outro a escrever sobre a morte de Lord. Em seu site oficial, ele postou nesta segunda: "[Estou] Muito triste por saber da morte de Jon, depois de uma batalha contra um câncer demoníaco. Um dos grandes músicos da minha geração. Tony Iommi [guitarrista do Sabbath] trabalhou recentemente com Jon, e disse que era um cara adorável. Eu o encontrei algumas vezes, mas nunca trabalhei com ele".
Considerado um dos bateristas mais técnicos de todos os tempos, Mike Portnoy, que foi do grupo de metal progressivo Dream Theater, ressaltou o poder de influência de Lord. "Um dos pioneiros dos teclados 'heavy' e um verdadeiro cavalheiro", escreveu no Twitter. Já o Iron Maiden, uma das principais bandas do estilo, preferiu uma nota mais simples: "Muito triste por ouvir que Jon Lord se foi".
Além de Tom Morello, o bluesman americano Joe Bonamassa foi outro músico que, mesmo não sendo conhecido por tocar heavy metal, se manifestou em razão da morte de Lord. Em seu perfil no Twitter, o guitarrista declarou-se "extremamente triste". "Uma das pessoas mais gentis e talentodas que jamais conheci. Descanse em paz."
Divulgado pelos representados do músico, o anúncio de sua morte afirma: "Jon partiu da escuridão para a luz". Lord deixa mulher e duas filhas.
Além do Deep Purple, Jon Lord também trabalhou com artistas como Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men. Ele também é conhecido por seu trabalho com a música clássica, gênero presente especialmente em sua carreira solo, em discos como "Gemini suite" (1971), "Windows" (1974) e "To notice such things" (2010).



Fonte: G1.

Nenhum comentário: