quarta-feira, 15 de agosto de 2012

NEW YORK DOLLS: Livro refaz a trajetória alucinante das Bonecas de Nova York.


Chega ao Brasil o livro “A Arrasadora Trajetória do Furacão The New York Dolls”, pela editora Madras, que conta justamente o que sugere o título em português. Originalmente intitulado “Too Much Too Soon”, apropriado nome do segundo álbum do New York Dolls, a publicação traz sensacionais e intensas passagens da banda de glam rock mais extravagante de todas.
A autora Nina Antonia, fã da banda, fez uma rica pesquisa que sacia dos mais curiosos fãs aos que não muito conhecem sobre o Dolls e sua meteórica carreira. Desde a infância dos membros fundadores, quando o egípcio Sylvain Mizhari tornou-se amigo do colombiano Bill Murcia até a reunião do Dolls para o Meltdown de Morrissey, em 2004, e a morte trágica de Arthur Kane logo depois.
O livro não só traça perfis, muitas vezes deixados de lado, quando somente a música nos atinge, mas constrói cenas importantes: como os integrantes se conheceram e se interessaram um pelos outros, suas primeiras impressões, o interesse por moda, os primeiros shows, as brigas, os primeiros contatos com drogas, a sexualidade e morte de quatro integrantes (Bill Murcia, Johnny Thunders, Jerry Nolan e Arthur “Killer” Kane).
“Sexo, sexo e mais sexo. Drogas, drogas e mais drogas, e rock’n’roll... ‘A Arrasadora Trajetória do Furacão The New York Dolls’ é a história definitiva da banda de glam rock mais extravagante de todas. (...) Esta obra celebra toda a sordidez e os excessos gloriosos da breve carreira autodestrutiva do Dolls, com entrevistas com os sobreviventes, incluindo membros da banda, empresários, roadies, groupies e parasitas. O resultado é uma saga completa de libertinagem roqueira sem arrependimentos”, diz trecho da descrição do livro.
E, de fato, os detalhes sórdidos dos excessos não são poupados. Motivo de certo mal-estar, no entanto, fatos importantíssimos para recriar-se o contexto do que acontecia em meio à explosão libertina em que o New York Dolls vivia. Ótima fonte, com relatos de membros sobreviventes, namoradas e pessoas próximas à banda. Além disso, o livro traz, em suas últimas páginas, uma lista com todas as versões, edições e datas dos lançamentos dos álbuns, ‘singles’ lançados e bootlegs, até 2004.



Fonte:
Katy Freitas
Redação TDM

Nenhum comentário: