segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MMA: Entre socos e rock n´ roll.


De AC/DC, passando por Metallica e até Whitesnake, lutadores capricham na hora de escolher a trilha sonora para caminhar até o octógono.


Rafael Sartori
Redação TDM

Que o MMA (Mixed Martial Arts) é um esporte agressivo ninguém discute. Não é por caso, afinal, que há mais de uma década o tema de abertura do principal evento do gênero, o UFC, é a excelente “Face the Pain”, do Stemm.
E como os americanos são mestres no entretenimento, até a entrada de cada lutador nas edições do UFC é bastante divertida. Nela, os telões exibem imagens bem editadas, um show de luzes coloridas toma conta do ginásio e uma música escolhida pelo lutador toma conta do local enquanto ele caminha em direção ao octógono.
Thiago Silva: Sepultura para entrar no octógono
Por ser um esporte de luta, é natural que muitos participantes escolham canções mais pesadas, que podem variar do Rock clássico ao Nu Metal. Músicas do AC/DC e do Disturbed, por exemplo, já foram tocadas diversas vezes. “Iron Man” do Black Sabbath e “Enter Sandman” do Metallica também não são raras.
Mas o americano Clay Guida talvez seja o mais ‘headbanger’ (além de elétrico e maluco) dos lutadores. Cabeludo, ele já fez sua entrada diversas vezes ao som de Metallica, mas com a “lado B” “The Frayed Ends of Sanity,” pulando sem parar e cantando cada palavra da letra. Vladimir Matyushenko também faz bonito com “Forever Deaf”, do Motörhead, assim como Rick Story com “Overlord”, do Black Label Society.
Alguns são mais ‘posers’ (no melhor sentido da palavra!). O cipriota Constantinos Philippou, por exemplo, usa “Here I Go Again”, do Whitesnake, e na edição mais recente do evento no Rio de Janeiro, o americano Chad Mendes colocou “Paradise City” do Guns n’ Roses. Mais “moderninhos”, Dennis Siver entra com “Last Resort”, do Papa Roach, e o brasileiro Lyoto Machida com “Bleed It Out”, do Linkin Park.
Entre os que gostam de tradição, vale destacar as entradas de Michael Bisping com “London Callin” (The Clash), Nate Marquardt com “Eminence Front” (The Who) e do já aposentado Randy Couture com “Stranglehold” (Ted Nugent). Faz parte desse time também o brasileiro Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, que gosta de entrar para suas lutas ao som de “Gimme Shelter” (Rolling Stones).
Embora sejam ecléticos, os brasileiros em sua maioria preferem o Rap e o Hip Hop americano. O gênero, para os lutadores de MMA, é uma espécie de pagode para os jogadores de futebol. Destaque absoluto, portanto, para Thiago Silva, que usa “Ratamahatta”, do Sepultura, em suas entradas. É verdade que nesse mesmo disco temos outras faixas que seriam até mais indicadas como “Roots Bloody Roots” e “Attitude” (inclusive com videoclipe gravado dentro do octógono e com participação dos Gracie), mas já é melhor que a maioria.
Campeões incontestáveis no octógono, nossos lutadores bem que poderiam caprichar um pouco mais na hora de selecionarem suas músicas de entrada. Está prometida para junho uma edição do UFC em São Paulo no estádio do Pacaembu ou do Morumbi, repleta de lutadores brasileiros. Seria bom poder ouvir um som mais pesado antes de colocarmos os gringos para dormir.


Fonte: RockOnLine.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PRIMAL FEAR: Metal inquebrável.

Rafael Sartori
Redação TDM

Poucas coisas no mundo são mais “metálicas” do que um álbum do Primal Fear com a produção do baixista Mat Sinner e que traz Ralf Scheepers nos vocais. Isso não é novidade para quem acompanha o trabalho do grupo desde o seu ‘debut’ em 1998, mas é impressionante como essa mesma energia se mantém até agora, com “Unbreakable”.
A mistura de Power com Speed Metal resulta em uma sonoridade cortante, poderosa e que faz a alegria dos ‘headbangers’ mais tradicionais e puristas. Afinal, os alemães jogam dentro da sua zona de conforto, com os mesmos timbres de guitarra de sempre e uma fórmula já bastante conhecida.
“Unbreakable” talvez seja ainda mais direto e simples do que os trabalhos antecessores, que flertavam com estruturas musicais um pouco rebuscadas e longas para os padrões do grupo. “Where Angels Die” ainda traz essa característica, mas é exceção.
A maior qualidade do Primal Fear, além do amor incondicional pelo Metal, é saber equilibrar com muita propriedade peso e melodia. Desse modo, temos refrãos marcantes como em “And There Was a Silence” e “Metal Nation”, e riffs agressivos como em “Bad Guys Wear Black”, “Marching Again” e “Conviction”.
Mat Sinner, mais uma vez, prova que sabe o que faz e que tem completo domínio sobre o gênero. “Unbreakable” é Heavy Metal em sua melhor forma e dispensa qualquer tipo de novidade.

Primal Fear: "Unbreakable"

Ano de Lançamento - 2011.

Track List:

01. Unbreakable (Part 1)
02. Strike
03. Give ‘Em Hell
04. Bad Guys Wear Black
05. And There Was Silence
06. Metal Nation
07. Where Angels Die
08. Unbreakable (Part 2)
09. Marching Again
10. Born Again
11. Blaze Of Glory
12. Conviction

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BLACK SABBATH: Tony Iommi diagnosticado em estágio inicial de câncer.


O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi (foto), foi diagnosticado com câncer, como foi confirmado por seus colegas de banda. Ele está sendo tratado após os médicos terem detectado um linfoma - uma infecção das células que formam parte do sistema imunológico humano.

O Black Sabbath divulgou uma nota hoje no começo da tarde em seu site oficial:
Com a notícia de que Tony Iommi do Black Sabbath ter sido diagnosticado em um estágio inicial do linfoma, seus companheiros de banda gostariam que todos a enviem vibrações positivas para o guitarrista neste momento. Iommi esta se reunindo com seus médicos para estabelecer o melhor plano de tratamento - o “Homem de Ferro” do Rock & Roll continua otimista e determinado a fazer uma recuperação completa e bem sucedida”.
"A equipe do Black Sabbath - Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) - está compondo e gravando seu primeiro álbum em 33 anos em Los Angeles (ainda sem previsão de lançamento) com o produtor Rick Rubin. Eles agora vão para o Reino Unido para continuar a trabalhar com Tony. Mais informações serão postadas assim que possível”.


 Fonte: TDM.